terça-feira, 2 de junho de 2009

Ser judeu ortodoxo é...


...se dispor a seguir os mandamentos da Torá e do Talmude, livros sagrados do judaísmo. Eis os principais:

Rezar ao menos três vezes por dia: pela manhã, antes do pôr do sol e quando as primeiras estrelas começam a despontar no horizonte.

Respeitar o Shabat, o período de descanso e oração que começa no pôr do sol de sexta-feira e se estende até o início da noite de sábado.

Cumprir o mandamento bíblico "Crescei e multiplicai-vos". Métodos contraceptivos só podem ser usados com permissão do rabino.

Ingerir somente comida kosher, preparada com a supervisão de rabinos, segundo regras específicas, como jamais misturar carne com laticínios na mesma refeição.

Manter espaços separados para homens e mulheres nas sinagogas.

Jamais tocar em uma mulher que não a sua, nem mesmo com um aperto de mãos.

Manter nas portas das casas, escritórios e escolas um mezuzá, invólucro com trechos da Torá, que deve ser tocado ao entrar e ao sair.

Aceitar regras de recato como a que proíbe o namoro.Garotos e garotas podem sair para se conhecer, mas só devem se beijar ou se tocar após o casamento.

Fontes: Cecilia Ben David, coordenadora pedagógica do Centro de Cultura Judaica; David Azulay, rabino da Congregação Monte Sinai; Marta Topel, pesquisadora de cultura judaica da Universidade de São Paulo; e Shie Pasternak, rabino da sinagoga Talmud Thorá Lubavitch

Veja São Paulo/Notícias Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário