sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Adoração a Marca de uma Igreja Saudável


Por: Rubens Muzio

A igreja é uma comunidade escolhida e chamada para adorar a Deus. Em Apocalipse 4:9-12, os vinte e quatro anciãos "se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, e dizem: 'Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a gloria, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas'". A palavra grega empregada em Apocalipse 4 é proskuneo e denota o ato de inclinar-se ou prostrar-se em inferioridade, submissão e profunda reverência. A Igreja, enquanto estiver aqui na terra, é chamada por Deus a adorá-Lo, a unir-se aos anjos e aos santos na festa gloriosa (Hb 12:22-29).

Isso segue sua rica e vasta herança judaica. Lembremos que Moisés havia pedido ao faraó que liberasse o povo para que eles pudessem adorar ao seu Deus (Ex 5:1). É importante que esta ligação entre o Israel histórico e o novo Israel (igreja) de Deus seja estabelecida. Robert L. Saucy escreve:

Adoração é central na existência da igreja. As palavras do apóstolo Paulo de que Deus escolheu e predestinou como filhos, por meio de Jesus Cristo, "para o louvor da glória de sua graça (Ef 1:4-6), sugerem que o propósito último da igreja seja a adoração daquele que a chamou à existência. Pedro, da mesma forma, chama a igreja de sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo" (1Pe 2.5). Esta adoração envolve proclamação das "grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1Pe 2.9) (Saucy, ano, pág).


Mas o que significa adorar?
Recentemente, a adoração tem sido reduzida simplesmente a um período de hinos ou cânticos. Encontramos impressos nos programas de igrejas, por exemplo: Adoração (25 minutos – cânticos espirituais, coreografias, bandas), anúncios, a mensagem, etc. Uma das melhores definições encontra-se nos escritos de William Temple. "Adoração é uma consciência clara de sua santidade, nutrição da mente pela sua verdade, purificação da imaginação pela sua beleza, abertura do coração ao seu amor e submissão da vontade ao seu propósito. Toda esta junção acima da adoração é a maior das expressões de qual somos capazes" (William Temple, ano e pág). O que mais me impressiona nela é sua integralidade, sua totalidade. Na sua conversa com a mulher ao lado do poço, Jesus falou do dia em que a adoração não seria mais em um lugar específico com todos os seus rituais, mas seria realizada "em espírito e em verdade" (Jo 4:24). Adoração toca e transforma nosso relacionamento com Deus de forma integral, em suas várias dimensões: pensamentos, sentimentos, inclinações do coração, escolhas, vontade, e desejos. É submissão de toda a nossa natureza, de toda a nossa essência a Deus. A adoração exige um compromisso de fé e de total entrega de si mesmo para Deus.

Martinho Lutero disse de maneira tão simples que o propósito definitivo do louvor é que o povo "se reúna para ouvir e discutir a Palavra de Deus e então louve a Deus com canções e orações". Assim, a adoração é uma dualidade: revelação e resposta (White, 2000, p. 23). Clowney identifica três marcas da verdadeira adoração: "pregação", "oração" e "cântico" (Cloney, p. 129 – 136). Uma adoração significativa inclui a pregação da Palavra, oração – individual e coletiva - canções de louvor e adoração e a entrega de dízimos e ofertas. As Escrituras não dão uma definição exata de adoração, mas o significado pode ser determinado a partir dos termos empregados e de passagens que descrevem seu caráter. Na verdade, a essência da adoração pode ser resumida como "a entrega completa de si mesmo a Deus nas ações e atitudes da vida" (Rm 12:1,2). Irineu nos diz que "a glória de Deus é um ser humano completamente vivo. Nada glorifica Deus mais do que uma pessoa santificada; nada é mais eficiente para tornar uma pessoa santa do que o desejo de adorar a Deus" (Whyte, 2000, p. 24).

Entretanto, a adoração vem de Deus e retorna para Ele. A sua glória, amor e beleza levam Seu povo a dar-Lhe louvor. "Os céus declaram a glória de Deus" (Sl 19:1). Em adoração, entramos conscientemente na presença do Santo e Poderoso Deus. Ele e somente Ele é o único objeto da nossa adoração. Os serafins declaravam "Santo, santo, santo é o Senhor todo-poderoso", com asas cobrindo as suas faces (Is 6:1-3). Ele proíbe o seu povo de adorar ídolos (Dt 4:23-24) porque os adoradores de ídolos fazem todo o tipo de coisas repugnantes que o Senhor odeia, como queimar seus filhos e filhas no fogo em sacrifícios aos seus deuses. Apliquem-se a fazer tudo o que eu os ordeno; não acrescentem nem tirem coisa alguma (Dt 12:30-32), escreveu Moisés. Adoração começa com temor e reverência por parte do adorador por causa de quem Deus realmente é! Só Ele é digno. Ele é santo. Ele está presente na adoração, que começa com a contrição do coração antes de explodir em louvor. Durante a adoração, o foco é a nossa colocação diante da presença do Deus Santo. Temos uma visão da santidade de Deus e somos capacitados a ver o mundo através dos Seus olhos e a sentir compaixão pela humanidade decaída. Nossas posições e posses, ações e realizações não importam. Formas e estilos tornam-se secundários. Na adoração, é necessário haver formas equilibradas, porque Deus é o Deus da ordem e da liberdade, pois onde está o Espírito, ali há liberdade. Quanto à forma, é possível ser tão inflexível que a adoração se torne insípida. Quanto à liberdade, é possível haver confusão. Tanto a forma quanto a liberdade estão sujeitas à verdade de Deus.

Devido às particularidades das culturas e às preferências humanas, os padrões de adoração irão variar. A igreja não deve cair na armadilha da uniformidade. Ela deve permitir liberdade de espírito e mutualidade de respeito no que se refere à adoração. No entanto, ela também deve evitar as tendências narcisistas, intimistas, subjetivas e a horizontalização. Numa época da igreja eletrônica, shows da fé, coreografias high tech, modelos judaizantes, unções criativas de animais, forte entusiasmo e cânticos centrados no eu, devemos lembrar que a Confissão de Westminster oferece um bom princípio, especificamente para a adoração:

O modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo, e é limitado pela sua própria vontade, que ele não pode ser adorado segundo as imaginações e invenções do homem, ou sugestões de Satanás, nem sob qualquer representação visível, ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras (Confissão de Fé de Westminster, XXI.1.).

Na adoração, o povo de Deus declara a sua própria história sagrada. Através da adoração os cristãos vivem a sua história sagrada e comemoram os eventos de salvação na história. Nestes momentos, "o próprio Cristo está presente e atua através da igreja, a sua eclesia, enquanto ela atua com ele" (Whyte, 2000, p. 25). O que Cristo fez no passado "é dado novamente ao adorador para que ele experimente e se aproprie disto no presente. É uma forma de se viver com o Senhor. A igreja apresenta o que Cristo fez através da revivificação que a congregação adoradora faz destes eventos." (Whyte, 2000, p. 25). Ao fazer assim, a igreja preserva a história de Deus e a coloca na memória da próxima geração. Através da adoração, indivíduos são moldados e tomam a forma de um determinado povo – o povo do reino – que é chamado e equipado para manifestar a vida dentro da esfera do governo gracioso e libertador de Deus.

A Bíblia diz que o povo não deve se apresentar diante de Deus com suas mãos vazias. Eles devem ofertar do seu tempo – naquele que é o primeiro dia da semana. Jesus "no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume" (Lc 4:16). O contexto sugere que "ele participava da adoração ali" (Kuiper, p. 346). O escritor de Hebreus advertia os seus leitores a que não deixassem de reunir-se em assembléia (Hb 10:25). Os cristãos devem ofertar de suas energias, tempo, dons, talentos, etc. O povo é chamado para celebrar a Deus e a sua nova vida Nele. Eles devem relembrar com gratidão que é Deus quem concede todas as coisas das quais desfrutam. Como povo de Deus, eles são parceiros de Deus na execução da Sua missão no mundo. Os crentes devem ofertar dos seus talentos, o seu melhor para o Senhor.

Fonte: Sepal

Nenhum comentário:

Postar um comentário