quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Perdeu tudo e continuou próspero...





Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado. Ele era um exemplo de caráter, de valores e de prosperidade em todos os sentidos da vida.

Se vivesse em nossos dias, talvez fosse um molde do "bem sucedido homem de Deus". Modelo de vitória e de unção.[...]


Muitos anos viveu ele dessa forma, mas...as notícias começaram a chegar:

"Nós estávamos arando a terra com os bois, e as jumentas estavam pastando ali perto. De repente, os sabeus nos atacaram e levaram tudo. Eles mataram à espada os empregados..." (Jó 1. 14-15)

"...veio outro empregado e disse: —Raios caíram do céu e mataram todas as ovelhas e os pastores..." (Jó 1. 16)

"...chegou um terceiro, que disse: —Três bandos de caldeus nos atacaram e levaram os camelos. Eles mataram à espada os empregados..." (Jó 1. 17)

"...chegou mais um, que disse a Jó: —Os seus filhos e as suas filhas estavam no meio de um banquete na casa do seu filho mais velho.De repente, veio do deserto um vento muito forte que soprou contra a casa, e ela caiu em cima dos seus filhos. Todos eles morreram..." (Jó 1. 18-19)

"Aí Satanás saiu da presença do SENHOR e fez com que o corpo de Jó ficasse coberto de feridas horríveis, desde as solas dos pés até o alto da cabeça. Jó sentou-se num monte de cinza e pegou um caco para se coçar." (Jó 2. 7-8)

A grande pergunta é: Jó deixou de ser próspero após perder tudo?

Na verdade, Jó não perdeu tudo! Restou-lhe o principal, aquilo que realmente era a [parte abundante] de sua vida. Para os padrões humanos e doutrinários de alguns a abundância está nos bens, na saúde, nas conquistas...Mas a prosperidade de Jó estava em sua fé em Deus, por isso sua prosperidade não o abandonou com suas perdas, pelo contrário:

"Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Aí disse assim: —Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O SENHOR deu, o SENHOR tirou; louvado seja o seu nome!" (Jó 1. 20-21)

Quem de nós seria capaz de colocar em prática, diante de Deus e das pessoas, maior prosperidade do que esta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário