sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Predestinação constrangedora


Por Natan de Oliveira

Meus caros filhos

Um dia vocês encontrarão um advogado do diabo.
Ele sempre vem travestido de "amigo", "autor intelectual", "jornalista agnóstico", "professor de filosofia", "arminiano rebelde", e de infinitos outros disfarces que ele costuma utilizar.

Para ele sempre temos a resposta do Senhor:

"Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens." Mateus 16.23

Agora que já sabem a resposta, vamos pensar sobre algumas das perguntas que ele vos fará.

Mas é muito importante saberem que o advogado do diabo conhece muito de Bíblia, mas percebam que ele usará a escritura sempre de forma distorcida e focado (cogitando) na ótica humana, nunca pela ótica soberana (de Deus):

- Como vocês podem crer num Deus soberano que determinou a matança de Jericó?
- Não haviam crianças pequenas e inocentes em Jericó? E Ele, mesmo assim, mandou exterminar a todas elas juntamente com os adultos?
- Que Deus é este que mata inocentes junto com pecadores?

"E tudo quanto havia na cidade (de Jericó) destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até a mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento." Josué 6.21

- Como vocês podem crer num Deus soberano que matou toda uma população mundial no dilúvio?
- Mulheres grávidas foram afogadas e milhares e milhares de crianças inocentes foram afogadas por este Deus que vocês adoram?

"Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca." Gênesis 7.23

- Como Ele pode ser santo se Ele afirma que as desgraças são enviadas por Ele, afinal vocês adoram um Deus que envia desgraças?

"Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque DEUS OS PERTURBARA com toda a angústia." 1 Crônicas 15.6

- Como vocês podem adorar um Deus que envia a lepra, engana profetas, determina que mentiras sejam colocadas nos corações dos homens, decreta matanças, guerras e determina que cidades sejam destruídas?

"Mandou, pois, o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens." 1 Crônicas 21.14

"E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o SENHOR: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, faze-o assim. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o SENHOR falou o mal a teu respeito." 2 Crônicas 18.21-22

- Como vocês podem adorar e respeitar um Deus que é o autor do mal?
- Como podem adorar um Deus que cria pessoas inválidas, e que premeditadamente coloca no mundo cegos, surdos e mudos e muitos outros infelizes que nunca pediram para serem portadores de nenhuma destas deficiências?

"Por que, ó SENHOR, nos fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que não te temamos?" Isaías 63.17a

"Respondeu-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?" Êxodo 4.11

O advogado do diabo será bem convincente nos seus argumentos-perguntas, e o que vocês meus filhos pensarão do nosso Deus?

Não blasfemem contra Ele.
Ele é santo e justo.

Lembre-se que advogados são sempre muito hábeis com as palavras, mas muitos deles caíram na tentação de serem íntimos da mentira e em especial o advogado do diabo quando lhes aparecer, será o mais mentiroso deles.

Que respostas daremos aos que odeiam ao nosso Deus que, sim, é soberano e que antes da fundação determinou todas as coisas?

1. Deus não precisa de defesa.
"Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus... ainda que tu não me conheças... Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas." Isaías 45.5-7

2. Deus diz para qualquer um que lhe faça qualquer uma destas perguntas, que esta pessoa deve calar a boca.
"Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?" Isaías 45.9

3. Deus não se esconde por subterfúgios e revela nas escrituras que nada, nem mesmo o mal está fora do seu controle.
"Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo e que produz a arma para o seu devido fim; TAMBÉM CRIEI O ASSOLADOR, PARA DESTRUIR." Isaías 54.16

Mas principalmente...

4. Deus pede que creiamos na sua revelação, e Ele nos revela que Ele é santo e justo. Não nos explica como, um dia saberemos, mas pede que creiamos no impossível. Sim Ele é soberano sobre as mazelas do mundo, sobre os mortos nas grandes catástrofes, sobre as violações e sobre as guerras... Mas mesmo sendo assim pede que creiamos que Ele é santo e nunca injusto. Um dia teremos as respostas e saberemos como que a soberania de Deus se harmoniza com a responsabilidade humana, um dia saberemos como que a predestinação absoluta se harmoniza com a capacidade de Deus de lidar com o mal e mesmo assim continuar a ser SANTO.

"Eu sou o SENHOR... Eu sou santo..." Levítico 11.44
"Eu sou o SENHOR, o vosso Santo, o Criador de Israel, o vosso Rei." Isaías 43.15
"Porque Tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; pois Tu fielmente procedeste..." Neemias 9.33
"... SENHOR DEUS, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das Nações! Apocalipse 15.3
"... Tu és justo, Tu que és e que eras, o Santo..." Apocalipse 16.5

5. Como Ele sabe que nos pede o impossível, então ou Ele deixa o cristão com uma compreensão limitada do Evangelho (irmãos arminianos sinceros, verdadeiramente convertidos, mas equivocados teologicamente), ou Ele muda a mente do cristão e faz com que o seu coração entenda as escrituras como ela se apresenta, e mesmo assim não se rebele por causa disto, mas humildemente se prostre diante de um Deus tão poderoso, que sabe lidar com o mal sem macular Sua santidade. Aos que não fazem parte do seu rebanho, Ele não pede nada, mas endurece seus corações ainda mais.

A respeito das coisas reveladas sabemos.
A respeito das coisas ocultas reverentemente nos limitamos a afirmar até onde a escritura revela.

E entre estar dominado pela experiência ou estar dominado pela revelação, é bom que estejamos ao lado da revelação, mesmo que ela pareça louca para os olhos do mundo.

Deus não mente.
Se Ele diz que pode lidar com o mal e ao mesmo tempo ser Santo, Ele está falando a verdade e espera que creiamos Nele.

O advogado do diabo quer que deixemos a revelação de lado, quer que olhemos para a experiência e para as aparentes injustiças do dia-a-dia e da história, esperando que blasfememos contra o nosso Deus e o abandonemos.

O advogado do diabo sutilmente vai querer implantar na nossa mente a tentação de julgarmos a Deus pelos padrões que Deus criou para humanos, fazendo com que nos esqueçamos de que a lei de Deus é para homens, e não para limitar e regrar o próprio Deus.

Quando uma mulher concebe uma criança de outro homem que não seja seu marido, um pecado grave foi cometido, já Deus quando faz com que a mulher do próximo conceba uma criança, Ele não comete pecado algum, muito pelo contrário, foi assim que o Salvador veio ao mundo através da virgem que concebeu pela atuação sobrenatural do Espírito Santo.

".... estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo." Mateus 1.18

Um homem quando mata, na maioria dos casos peca gravemente, já Deus quando mata está exercendo um atributo próprio Dele mesmo de dar e de tirar a vida segundo a Sua vontade.

"Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de Mim; Eu mato e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro; e não há quem posso livrar alguém da Minha mão." Deuteronômio 32.39

A lei de Deus é para homens, não é para enquadrar o próprio Deus.
O advogado do diabo tentará enganá-los quanto a isto.

Meus filhos, eu repito, o nosso Deus é santo.
Sabe lidar com o mal e continuar sendo santo.

Nós humanos não sabemos nem conseguimos compreender como seja possível lidar com a maldade e ao mesmo tempo sermos santos.
Nós não somos deuses.

Se o advogado do diabo te perturbar com aquelas primeiras perguntas, dirás o quê?

- Para longe de mim Satanás. O meu Deus de uma forma que eu não compreendo, pois sou homem e limitado, é soberano sobre todas as coisas e continua sendo SANTO e tem motivos justos, lógicos e coerentes para cada uma das suas ações, e que um dia no inferno você ficará sabendo delas todas.

Diga para ele que nós somos caco de barro e que Deus é o oleiro, e um oleiro que sabe o que faz:

"Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe." Isaías 29.16

8 comentários:

  1. Pr. Silas,

    alegra-me muito que o irmão tenha disponibilizado o texto do Natan em seu blog. Realmente considerei-o fantástico em suas colocações.

    Talvez, por conhecer o Natan, pude sentir a sua emoção, reverência e amor ao Senhor, quando escrevia o texto.

    Além de abordar questões importantes da fé bíblica.

    Grande abraço, meu irmão!

    Continue firme a luta de proclamar o Evangelho de Cristo, o qual o guarda e o guardará sempre debaixo de Sua maravilhosa graça.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Fábio (Filósofo Calvinista).
    Realmente o texto do Natan é muito bom, ele nos mostra de forma clara que tem muita gente que, por falta de entendimento, julga Deus como se Ele estivesse em um banco de réus. Pobres mortais que fazem isso.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Jorge.
    Eu é que te agradeço pela dica do texto no blog do Natan.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  4. Pr. Silas,

    Não posso deixar de concordar com o Fábio e com o Jorge. O título me chamou a tentação (que considero uma coisa boa) e com um texto desse, pefeito!

    ResponderExcluir
  5. Ops, errei feio.

    Onde se lê "tentação" leia-se "atenção".

    ResponderExcluir
  6. Heitor, erros acontecem, as vezes eu escrevo cada coisa nos comentários que nem eu entendo (rs).
    Da próximas vez tenha mais "atenção" (rs).
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  7. REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
    Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

    (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .

    ResponderExcluir