quinta-feira, 13 de maio de 2010

EVANGÉLICOS IDÓLATRAS


Por

Evangélicos são, muitas vezes, idolatras... eu diria até arcólatras, oleólatras, fitólatras, gedozólatras, salólatras, corredorólatras, campanhólatras e até bibliólatras. Muitas igrejas não admitem o uso da imagem do crucifixo que é um ícone da nova aliança, mas usam e abusam de qualquer réplica mal feita da arca, que é ícone da antiga aliança. Isso sem contar com a devoção que o povo evangélico, não raras vezes, emprega à arca; enfrentam filas para tocá-la e o fazem muitas vezes chorando e confiando que ao simples toque serão abençoados. Que diferença tem isso da devoção empregada no santuário de Aparecida? Na verdade, a maioria dos crentes apenas mudou de idolatria (se é que a imagem dos santos constitui idolatria).

Os santos são ícones do cristianismo; são exemplos a serem seguidos; gente que andou com Cristo e viveu Sua cruz e ressurreição, portanto, apontam para Cristo. Mas quem são os ídolos evangélicos? Arca, castiçal de sete velas (sem velas! rsrs), óleo ungido (e você não vê católicos com vidrinho de óleo lambuzando tudo o que possui), lencinho, fitinha, toalhinha, sal e rosa ungidos e por aí vai. Acaso alguma dessas coisas pode ser ícone perfeito de cristo? Apontam para Cristo? Seguiram Cristo? Viveram a morte e ressurreição de Cristo? NÃO. Alguns são ícones da velha aliança, outros apontam somente para a avareza de seus líderes sem escrúpulo. Logo, a cultura invangélica (assim mesmo, pois de evangélica não tem nada) está mais impregnada de idolatria do que aquela que os invangélicos acusam e condenam.

Todavia não se pode negar a desvirtuação da iconologia católica, que contraria as Escrituras e o próprio catecismo católico e a ICAR simplesmente fecha os olhos para isso.

Santos são ícones, não mediadores. A idolatria evangélica nem para ícone serve.

2 comentários:

  1. Seu comentário é totalmente preconceituoso. Se esses evangelicos realemente estão idolatrando essa arca, els estão erados sim, mas a foto não mostraclaramente isso, pelo menos nunca vi falar dessa forma que diz. Agora é uma vergonha nem se quer uma pessoal falar que é cristã e nem lê a palavra de Deus, pois desde o antigo e ate o novo testamento ela condena QUALQUER imagem referente aqueles assimas dos céus e abaixo das águas. EXODO 20:4

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Alessandro.
    Se você pegar alguns videos no youtube verá muita idolatria em relação a arca. Tem videos que chegam as raias da isteria generalizada. Mas o texto não é preconceituoso, ele está mostrando o que ocorre dentro da igreja católica e que é tão condenada pelos evangélicos, e que agora, os evangélicos, estão fazendo pior. É isso que o texto fala.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir