quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Iludindo...


Por Rodrigo Magalhães

Algumas situações se repetem de tal forma na vida da Igreja que chego a pensar que fazem parte de algum surto psicológico, ou até que Marty McFly e o Dr. Brown estão por aí com seu DeLorean alterando passado e futuro o tempo todo, misturando tudo, e nos fazendo viver as mesmas coisas sempre!

Com a valorização cada vez maior da comunicação instantânea, e com o advento da internet, as notícias correm o mundo inteiro em questão de segundos. Sejam boas ou ruins, temos novas notícias a todo tempo. Por que seria diferente com as notícias do mundo dito cristão?

Todo mundo já ouviu falar dos erros cometidos por Igrejas da Europa ou da América do Norte, mas de nada adianta. Sempre tem alguém, em algum lugar, que “recebe” uma mensagem, diretamente da boca de Deus e sai espalhando por aí como sendo uma nova unção, um novo tempo, uma nova estratégia de Deus.

E aí ninguém entende quando o rapazinho lá no templo ri alto, gargalha sem parar, ou porque a mocinha bate asas tal qual uma andorinha, ou melhor, uma águia... Ou ainda porque homens montam um evangelismo radical, no qual saem por aí urinando em ruas, postes, avenidas, com o intuito de tomar posse do território pra Deus, pois assim Deus soprou... Mas... Onde estão estas coisas na Palavra?

Pior ainda são aqueles momentos em que as pessoas vêem coisas... Enxergam demônios, ouvem vozes, lêem mensagens ocultas, interpretam sonhos, músicas ao contrário, imagens... Tudo como sendo Deus...

Vejam bem... Eu creio que Deus pode qualquer coisa. Já tive experiências em que senti coisas, vi coisas com olhos espirituais, mas o exagero já passa dos limites. Há meses venho enxergando, com os olhos que Deus me deu, coisas absurdas no meio evangélico. Não consigo compreender como se chega a tal ponto. Igrejas lotando à custa de mentiras, de ilusões, de manifestações de falso poder. Pensam que enganam a quem?

Há uma palavra para descrever certos fenômenos psicológicos que se encaixaria muito bem nestas coisas... PAREIDOLIA... Pra quem não lembra, trata-se de um, digamos estímulo resultante de uma imagem, um som, em que certas coisas nos fazem lembrar rostos ou sons. Como, por exemplo, quando olhamos para o céu, e começamos a perceber nas nuvens formatos conhecidos... Ou quando alguns (loucos) rodavam os discos ao contrário em busca de mensagem satânicas ocultas.

São ilusões da mente, psicologicamente falando. Nossa mente nos “engana” nos transmitindo uma imagem onde não há. Quem nunca olhou para frente de um carro e falou: “Este tem cara de mau” ou “ este carrinho tem uma cara de triste”. Quem não olhou para um fusquinha e pensou em uma face sorrindo?

Acho interessante uma ideia do cientista Carl Sagan, em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios:

Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde não existe alguma. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face.

O que vemos de gente nas igrejas apontando o dedo para todos os lados e vendo demônios em tudo é incrível, e mais incrível ainda é saber que estas pessoas conseguem distinguir a face dos mesmos! Sempre feios, grotescos... Iguaizinhos aos relatos bíblicos... Ai, ai...

Mas não para por aí... Afinal a pareidolia também vai tratar dos sons que nossa mente interpreta. Muitos, como falado acima, chegaram ao ponto de rodas discos ao contrário para tentar ouvir a voz do demônio. Confesso que eu e um amigo estragamos alguns vinis e k7 tentando ouvir isso, anos atrás. Tirando as técnicas especiais para isso, algumas até com intuito comercial, as chamadas Backmaskings, o resto são apenas ruídos. Mas há gente que consegue ouvir sentenças inteiras, quiçá teses demoníacas nos discos. Não sou eu quem deve julgar se este ou aquele ser tem pacto com este ou aquele demônio, não é este o caso a ser discutido, mas é um exagero tremendo tentar caçar piolho com uma espingarda!

A Pareidolia é nossa mente criando, a partir de algo indefinido (formas, sons, sombras, nuvens, escuro...) uma imagem, um som, uma frase, até demônios, fantasmas, monstros...
Nosso cérebro é fantástico, mas também nos engana. E, quando nos condicionamos (ou somos condicionados) a ver, ouvir, crer em coisas fantásticas, as coisas ficam mais fáceis ainda.

Fico a pensar. A pareidolia não é uma doença, mas um fenômeno natural que ocorre com todos nós, apenas com interpretações diferentes. Uma criança pode ver um elefante naquela nuvem enorme no céu, enquanto um adulto jura de pés juntos que é um orelhudo fumando um cachimbo! Mas, parece estar se tornando um surto coletivo!

Mas, afinal, não duvido que as pessoas uma vez ou outra possam ver fenômenos sobrenaturais... Mas daí a achar que têm o dom de manipulá-los, dominá-los? Bem, daí não seriam estes sobrenaturais...

E, claro, não podemos nos esquecer que a pareidolia é um tipo de apofenia, que, pra quem não lembra é aquela onde as pessoas tem o “dom” de estabelecer padrões, conexões, em algo que é resultado de dados aleatórios. Então, se alguém falou que é assim que funciona, os leigos seguem atrás deste padrão, mesmo que não passe de uma mera coincidência. Como um exemplo bastante simples que anda pela internet, se o seu time joga quatro partidas, e vence a primeira por 4x0, perde a segunda por 3x1, empata a terceira por 2x2 e torna a aplicar 4x0 na quarta, estas mentes conseguem “prever” que no próximo jogo do seu time, invariavelmente acontecerão quatro gols, sem ao menos pensar que tudo foi uma mera coincidência.

O mesmo ocorre em algumas Igrejas, nas quais padrões são estabelecidos, dogmas criados, a partir de situações cotidianas, coincidências, meras coisas da cabeça de alguém. Mas... “quem vai se levantar contra os ungidos do Senhor” e tentar rebater estas ideias?

Não é possível que certas coisas continuem a acontecer por aí, mesmo com mil confirmações de erros mundo afora. Pessoas insistem no erro porque “é Deus que esta trazendo isto”. Apresentam-nos um Deus que erra então? Que machuca as pessoas com estas ilusões? Difícil de acreditar...

Unção do riso, da águia, do leão, etc... Mensagens ao contrário, visões apocalípticas a todo o momento, demônios horrorosos montados sobre a cabeça das pessoas... Quanta bobagem... Estão tornando as coisas meras brincadeiras.

Acontecem visões, sons, etc.? Claro, a Palavra assim o diz! Mas não estabeleçam verdades a partir de mentiras, não iludam as pessoas com mentiras vindas do próprio coração, intitulando-se como Deuses! Não tornem comuns as coisas especiais de Deus! Não deixem que a mente domine o espírito!

Deus é muito maior que isso! Ao ver estas coisas no seio das Igrejas me sentem enojado. Pessoas sabedoras de que estas coisas são ilusões, são sim coisas demoníacas, abrem as portas como se as mesmas fossem obras de Deus. Quando Deus, lá no antigo testamento falou que seu povo perecia por falta de conhecimento, acertava em cheio em várias gerações!

É lamentável!

Um Abraço,

Rodrigo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário