segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Você é um Fundamentalista?


Por Kevin T. Bauder

1) Fundamentalistas reconhecem que todas as doutrinas são importantes. Se a Bíblia ensina, vale a pena estudar e conhecer. Se Deus disse isto, o mesmo merece nossa cuidadosa atenção.

(2) Fundamentalistas afirmam que algumas doutrinas são mais importantes do que outras. Nem todo ensino da Bíblia é de igual alcance em seus efeitos. Enquanto todos são importantes, alguns estão mais ao centro enquanto outros se encontram na periferia da fé cristã.

(3) Fundamentalistas insistem que algumas doutrinas são tão importantes que são essenciais ao evangelho em si. Negar estas doutrinas é (pelo menos implicitamente) negar o evangelho. Negar o evangelho é transformar o cristianismo em alguma outra religião. Essas doutrinas essenciais estão no miolo, no centro, da fé cristã. Elas são o mínimo irredutível sem o qual não pode existir cristianismo.

(4) Fundamentalistas crêem que comunhão cristã é definida pelo próprio evangelho. Aqueles que negam o evangelho não devem ser reconhecidos como cristãos. Aqueles que negam o evangelho, ao condenar alguma doutrina essencial, não estão aptos para a comunhão cristã. Com tais pessoas, nenhuma comunhão cristã existe. Fingir que podemos desfrutar de comunhão cristã com tais pessoas é tão-somente ser hipócrita. Estender o reconhecimento cristão – particularmente reconhecer como líderes cristãos – a tais pessoas é desprezar o evangelho e enganar o povo de Deus.

(5) Fundamentalistas insistem que irmãos que desprezam o evangelho e enganam o povo de Deus são culpados de grave erro e deveriam ser removidos da posição de liderança cristã. Se tais pessoas não podem ser removidas da liderança , ainda assim os cristãos bíblicos tem a obrigação de não endossar ou apoiar as pessoas, organizações, e atividades que obscurecem a importância do evangelho e enganam o povo cristão, mas ao invés disto reprovar os tais.

6 comentários:

  1. Graça e paz Heitor.
    Eu também sou um fundamentalista!
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  2. O nosso atual problema no meio dito evangélico, não é tanto com o negar essa ou aquela doutrina e sim com o deformar ou interpretar de maneira particular e muito conveniente para um determinado fim *(os fins justificando os meios), acrescentando, retirando ou falsificando, tudo em prol da prosperidade pessoal, claro. Os "fiéis" sempre contribuindo e jamais vendo a tal da prosperidade.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Gilson.
    A interpretação bíblica não pode ser de cunho pessoal, mas de acordo com o que diz a própria Palavra. Como você mesmo disse, tem muitas pessoas que interpretam a Bíblia de acordo com a conveniencia e, isso sim, é um grande erro. Que o Senhor nos ajude a ter uma interpretação bíblica coerente com a Sua Palavra e não de acordo com os nossos interesses.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir
  4. Pr. Silas,

    como o Heitor e o irmão, também sou fundamentalista.

    Da mesma forma que o nome "puritano" gera mal-estar até mesmo em crentes ortodoxos, a palavra "fundamentalismo" deixa a maioria de cabelos em pé. Os termos são, hoje, utilizados de forma pejorativa, como se fossem ignorantes, "santões" e fariseus os que os carregam.

    Mas não é isso. Ao contrário, o uso adequados deles nos remete à suficiente e obediência à Escritura, de tal forma que o ordenamento na vida do crente parta dela [e por implicação, como seu autor, do próprio Deus] e não do homem ou do seu racionalismo [leia-se, incredulidade].

    Logo, quem não e fundamentalista, não é um cristão-bíblico.

    Grande abraço, meu irmão!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Jorge,
    você concluiu a sua palavra como eu penso, se alguém não for um fundamentalista não pode ser realmente um cristão-bíblico. É por isso que surgem tantas seitas e heresias "domésticas", por falta de uma firmesa teológica e de estar fundamentado na Palavra de Deus, por isso que a cada dia surgem "novas interpretações" e novos adeptos a essas novas interpretações. Que o Senhor nos dê a cada dia mais e mais firmesa em Sua Palavra e mais temor e tremor diante do nosso Deus.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir