segunda-feira, 25 de abril de 2011

Oração e Predestinação


Um diálogo entre aquele que ora e aquele que não ora

Por John Piper

Aquele que não ora: Entendo que você crê na providência de Deus. Estou certo? Aquele que ora: Sim.

Aquele que não ora: Isso significa que você crê, como declara o Catecismo de Heidelberg, que nada acontece por acaso, mas tão-somente pelo desígnio e plano de Deus?

Aquele que ora: Sim, creio que a Bíblia ensina isso. Jó orou: "Nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42.2). Existem vários textos como este.

Aquele que não ora: Então, por que você ora?

Aquele que ora: Não vejo o problema. Por que não devemos orar?

Aquele que não ora: Bem, se Deus ordena e controla tudo, o que Ele planejou no passado acontecerá, certo?

Aquele que ora: Sim.

Aquele que não ora: Logo, isso acontecerá, quer você ore, quer não. Correto?

Aquele que ora: Depende de haver Deus determinado que isso aconteça em reposta à oração. Se Deus predestinou que algo aconteça em resposta à oração, isso não acontecerá sem oração.

Aquele que não ora: Espere um minuto, isto é confuso. Você está dizendo que toda resposta à oração é predeterminada?

Aquele que ora: Sim, é. É predeterminada como resposta à oração.

Aquele que não ora: Isto significa que, se a oração não for apresen¬tada a Deus, a resposta deixará de acontecer?

Aquele que ora: Isso é correto.

Aquele que não ora: Assim, o acontecimento é contingente à nossa oração para que se realize?
Aquele que ora: Sim. Entendo que, por contingente, você está dizendo que oração é o verdadeiro motivo por que a resposta acontece e que sem a oração a resposta não aconteceria.

Aquele que não ora: Sim, é isso que estou dizendo. Mas, como pode uma resposta ser contingente à minha oração e ainda estar eternamente determinada e predestinada por Deus?
Aquele que ora: Porque a sua oração é tão predeterminada como a resposta.

Aquele que não ora: Explique.

Aquele que ora: Não é complicado. Deus ordenou providencialmente todos os acontecimentos. Ele nunca ordena um acontecimento sem uma causa. A causa é também um acontecimento. Por isso, a causa é ordenada de antemão. Consequentemente, você não pode dizer que o acontecimento se realizará, se a causa não acontecer, porque Deus ordenou as coisas de modo contrário. O acontecimento se realiza, se a causa acontece.

Aquele que não ora: Você está dizendo que respostas à oração são sempre ordenadas como efeitos da oração, que é uma das causas, e que Deus predestinou a resposta somente como um efeito da causa.

Aquele que ora: Isso está correto. Visto que tanto a causa como o efeito são ambos ordenados ao mesmo tempo, você não pode dizer que o efeito acontecerá, ainda que não haja a causa, porque Deus não ordena efeitos sem causas.

Aquele que não ora: Pode me dar alguns exemplos?

Aquele que ora: Com certeza. Se Deus predestinou que eu morra com um tiro de revólver, eu não morrerei se nenhuma bala for disparada. Se Deus predestinou que eu seja curado por meio de uma cirurgia, e eu não me submeto a tal tratamento, não serei curado. Se Deus predestinou que o fogo consuma a minha casa, por meio de um incêndio, se não há nenhum fogo, não há incêndio. Você diria: "Se Deus predestinou que o sol seja brilhante, ele será brilhante, quer haja fogo no sol, quer não"?

Aquele que não ora: Não.

Aquele que ora: Concordo. Por que não?

Aquele que não ora: Por que o brilho do sol resulta do fogo.

Aquele que ora: Certo! Isto é o que eu penso sobre as respostas à oração. Elas são o brilho, e a oração, é o fogo. Deus estabeleceu o universo de modo que, em grande medida, ele seja regido pela oração, da mesma maneira como estabeleceu o brilho de modo que, em grande medida, ele aconteça por meio do fogo. Isso não é lógico?

Aquele que não ora: Creio que sim.

Aquele que ora: Então, deixemos de argumentar sobre problemas e prossigamos com o que as Escrituras dizem: "Pedi e recebereis" (Jo 16.24); e: "Nada tendes, porque não pedis" (Tg 4.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário