domingo, 17 de julho de 2011

Ou o Sola Scriptura - ou o Puro Misticismo.



Por James Montgomery Boice

Não muito tempo atrás alguém me deu um manuscrito para ser usado em uma suposta "linha psiquiátrica evangélica", o tipo de mensagem gravada que alguém pode ouvir quando liga para uma igreja para ajuda psiquiátrica. Era assim:

Se você for obsessivo-compulsivo, favor teclar 1 repetidamente.

Se você for dependente, favor pedir para alguém teclar 2.

Se você tem personalidades múltiplas, favor teclar 3, 4, 5 e 6.

Se você for paranóico, sabemos quem você é e o que você quer. Apenas permaneça na linha até que identifiquemos a chamada.

Se você for um evangélico, ouça cuidadosamente e uma pequena voz dirá a você que número teclar.

É assim que encontramos orientação de Deus para nossa vida? Uma pequena voz? De maneira alguma. Isto é um tipo de misticismo. "Orei a respeito disto, e Deus me disse para fazer o seguinte." Em épocas passadas uma declaração como esta seria seguida por um crente mais maduro perguntando por "capítulo e versículo", querendo dizer, onde você encontra isto na Escritura? Precisamos nos desfazer desta forma de falar e de tais afirmações falsas.

Deus nos deu toda a orientação que precisamos na Bíblia. Então, se há algo que queremos ou pensamos que precisamos que não esteja na Bíblia — Que trabalho devo escolher? Onde devo morar? Com quem devo me casar? — depois de ter orado pela providente orientação de Deus, estamos livres para fazer o que nos parecer correto, sabendo que Deus que se importa conosco certamente sempre nos manterá em seu caminho. Em áreas a respeito das quais a Bíblia não fala explicitamente, estamos livres para agir como pensamos ser o melhor, contanto que obedeçamos a Deus e busquemos viver uma vida de piedade.

Isto não significa que Deus não tenha um plano para nossa vida em todas as áreas. Ele tem. Ele tem um plano detalhado para todas as coisas, havendo pré-ordenado "o que vier a acontecer", como a Confissão de Fé de Westminster diz. Mas isto não significa que temos de conhecer o plano de Deus antes. Na verdade, não podemos. Mas o que podemos saber, e precisamos saber, é o que Deus nos falou na Bíblia.

O que Deus nos disse?

Em Romanos 8 Deus oferece um modelo do que ele está fazendo conosco, que inclui ser libertos do poder do pecado e do julgamento por causa do nosso pecado e sermos feitos cada vez mais como Jesus Cristo. Os cinco passos decisivos deste plano são:

1) presciência,
2) predestinação,
3) chamado eficaz,
4) justificação, e
5) glorificação (vs. 29,30).



Existem também vários assuntos específicos relacionados à orientacão — os Dez Mandamentos, por exemplo. E vontade de Deus que não tenhamos outros deuses diante dele; que não o adoremos através do uso de imagens; que não usemos mal o seu nome; que nos lembremos do sábado mantendo-o santo; que honremos nossos pais; que não cometamos assassinatos, ou adultério, ou roubo, ou demos falso testemunho ou cobicemos (conforme Ex 20). Jesus ampliou muitos destes mandamentos e adicionou outros, acima de tudo ensinando que devemos "amar uns aos outros" (Jo 15.12).

E vontade de Deus que sejamos santos (lTs 4.3).

É vontade de Deus que oremos ( lTs 5.17).

Romanos 12.2 diz "... não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Se procuramos orientação — e devemos — é em textos como este que a orientação será encontrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário