quarta-feira, 5 de outubro de 2011

04 coisas que um pastor não foi chamado para fazer.



Por Renato Vargens

A missão do pastor é glorificar a Cristo através da pregação do Evangelho de Deus. Os pastores foram chamados e vocacionados pelo Eterno para anunciar a única coisa capaz de transformar o coração dos homens que é a Boa Nova da Salvação Eterna. Todavia, os dias são dificeis e lamentavelmente muitos daqueles que deveriam ocupar o seu tempo pregando Cristo, envolveram-se em missões alternativas jogando na lata do lixo aquilo que nos é mais precioso.

Diante disto, de forma prática e objetiva gostaria de enumerar 04 coisas que o pastor não foi chamado para fazer:

1- O pastor não foi chamado por Deus para promover uma agenda politica.

Caro leitor, não acredito em messianismos utópicos, nem tampouco em pastores especiais, que trocaram o santo privilégio de ser pregador do evangelho eterno por um cargo público qualquer. Por favor, preste atenção: Não estou com isso afirmando de que o crente em Jesus não pode jamais concorrer a um cargo público. Tenho convicção de que existem pessoas vocacionadas ao serviço público, as quais devem se dedicar com todo esmero a esta missão. No entanto, acredito que o fator preponderante a candidatura a um cargo qualquer, deve ser motivada pelo desejo de servir o povo e a nação, jamais fazendo do nome de Deus catapulta para sua projeção pessoal. Agora, se mesmo assim o pastor desejar candidatar-se, (o que acho uma grande loucura) que deixe o pastorado, que não misture o santo ministério com o serviço público, que não barganhe a fé, nem tampouco confunda as ovelhas de Cristo com o gado marcado para o abate. Que não comercialize aqueles que o Senhor os confiou, nem tampouco se locuplete do nome de Deus a fim de atingir seus planos e objetivos.

2- O pastor não foi chamado pra criar um movimento religioso cujo objetivo é eleger o presidente da república.

Lamentavelmente não são poucos os movimentos eclesiásticos que surgem a cada dia neste país com objetivo principal de eleger um presidente da república "cristão". A missão do pastor não é organizar eventos em prol de um candidato a presidência da nação, e sim proclamar intrépidamente o Evangelho de Cristo, mesmo porque, o que muda e transforma o homem e seu país não é a pactuação politica partidária com candidato a ou b, o que muda uma nação é a compreensão do maior tesouro de todos os tempos, a maravilhosa mensagem da cruz.

3- O Pastor não foi chamado a envolver-se exclusivamente com movimentos sociais que combatem a fome, a violência e outras coisas mais.

Prezado amigo, por mais que seja lícito e louvável envolver-se com os problemas da cidade o pastor não foi chamado para envolver-se exclusivamente com ONGS, OSCS e instituições afins. O pastor não foi chamado por Deus para fazer protestos politicos e públicos em prol da paz ou da sociedade civil. O ministro do Evangelho foi vocacionado por Cristo, para pregar Cristo, anunciar Cristo e a Salvação em Cristo.

4- O pastor não foi chamado para dedicar seu tempo pregando o Evangelho da libertação e exclusão social.

Infelizmente não são poucos os pastores que gastam seu tempo pregando um evangelho cuja única premissa é saciar a fome do pobre. Ora, o Evangelho é mais do que isso, é anunciar Cristo, é pregar Cristo, é chamar o pecador ao arrependimento dos seus pecados. O problema é que em nome de uma claudicante espiritualidade, oferta-se ao pobre o pão que sacia a fome do corpo negando-lhe entretanto, o pão que desceu do céu. A pregação do Evangelho não nega o pão ao faminto, mas também não abre mão de pregar Cristo como único e suficiente Salvador.

Isto posto, faço minhas as palavras de Paulo que pouco antes de morrer disse ao seu jovem discipulo Timóteo: "Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." 2 Timóteo 4:1-5

Pense nisso!

4 comentários:

  1. Irmão, gostaria de saber sua opinião sobre o recente vídeo musical da pastora Fernanda Brum,no qual ela fala sobre injustiça social e convoca os cidadãos a irem às ruas protestar.Bem na minha humilde opinião nunca vi ninguém na Bíblia protestando contra o sistema político em si,embora que muitos crentes defendam que a igreja não pode se calar mediante os abusos cometidos por parte das autoridades como fez o pr. Malafaia ao convocar os cristãos para abolir a PL 122. Frente a esses dois lados,fico em dúvida,como deve proceder o pastor diante da injustiça social e os abusos cometidos pelos poderes que regem seu país?E outro ponto,podemos impor nosso estilo de vida cristão para os não cristãos??Pois muito do que consideramos incorreto é aceitável a sociedade,ao nos impor não estaríamos querendo que só a nossa vontade fosse respeitada e não as dos demais??Por favor me esclareça pois vejo neste blog uma rica fonte de informação verdadeiramente cristã.

    O link do vídeo,caso não tenha visto:http://www.youtube.com/watch?v=rZHnq0Td0qI

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Ana.
    Nós pastores fomos chamados para pregar o evangelho transformador, o evangelho da graça de Deus. E esse evangelho puro e simples leva as pessoas a repensarem as suas vidas e viverem segundo o agir do Espírito Santo através do bom testemunho. O que temos visto hoje por aí são muitos pastores se envolvendo na política e fazendo do púlpito palanques, quando não são eles mesmos candidatos. Não quero com isso dizer que o pastor não deva ser uma voz profética contra os abusos sociais que estão ocorrendo por aí. Mas como isso é possível sem nos envolvermos? Pregando o evangelho de Jesus Cristo que leva as pessoas a saírem e não se conformarem com esse mundo que jaz no maligno. O cristão comum, o que não é pastor, pode e deve se envolver em ONGS e outras coisas mais, lutando pelo bem comum da população, no entanto o pastor não foi chamado para se envolver nisso. Não quero com isso dizer que não devamos alertar a igreja sobre o que está acontecendo e como nos posicionarmos como cidadãos diante de uma sociedade doente e envolvida em tantas falcatruas, mas não fazer disso a nossa meta diária. Tem muito pastor que acha que irá mudar o mundo se envolvendo em obras sociais, abri casas de recuperação... Mas o que leva uma pessoa mudar é a mensagem do evangelho, é a mensagem da graça de Deus. Vou lhe dar um exemplo bíblico em relação a isso. Quando a igreja foi estabelecida os apóstolos ficaram com a incumbência de pregar a palavra, enquanto que os diáconos se envolveram na obra social. A igreja (membros) pode até se envolver, mas não o pastor, pois ele não foi chamado para fazer obra social, mas ele foi chamado para pregar o evangelho, e o evangelho muda a sociedade.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira
    PS: O Malafaia é pregador, evangelista, ele não é pastor no sentido bíblico.

    ResponderExcluir
  3. Ahh muito obrigado pelo esclarecimento,e realmente é uma verdade pois quando o pastor se envolve muito com causas sociais e políticas,seja o que for,termina se envolvendo menos com o rebanhão de ovelhas carentes de orientação e amor...
    A paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Ana.
    Infelizmente tem muitos pastores que se envolvem tanto nas causas sociais que se esquecem de cuidar do rebanho, como você mesmo falou.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir