terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Pentecostalismo e o Desprezo à Reforma


Por Samuel Balbino

Não me entendam mal. Se o título dessa postagem parece ofensivo não é menos do que a atitude da maioria das denominações pentecostais. Estamos no mês onde se comemora 494 anos da Reforma Protestante e sempre nessa data as denominações de confissão histórica estão promovendo seminários, palestras, congressos, simpósios. Tudo para avivar na mente das pessoas a importância desse acontecimento. Mas e as pentecostais? O que elas fazem para honrar o retorno do Cristianismo à pureza do evangelho de Cristo? Nada!

Estive fazendo uma pesquisa nos sites das principais denominações pentecostais do país e nada encontrei sobre a Reforma. O que podemos concluir com isso? Que há um desprezo sem igual por aquilo que nos possibilitou estarmos aqui hoje. A pergunta é: Por que isso acontece. Tenho algumas respostas.

Não é interessante ficar relembrando um evento que pode desenvolver nas pessoas um senso crítico que as impeça de receber as fortalezas lançadas continuamente nesses lugares. Qualquer cristão sincero e que estude fielmente a Bíblia e a história da Reforma irá encontrar sérias contradições entre o que hoje é chamado de protestantismo e aquilo que foi pejorativamente denominado protestante no século XVI. As diferenças gritantes, ao contrário do que afirmam alguns, não são irrelevantes, pois se tratam da essência e do âmago da Fé que protestou contra o papado e as aberrações deste. Ora se algo perde sua essência, isto significa que perdeu também sua identidade. Já pensou se Deus perdesse sua essência? Simplesmente não seria mais Deus. Assim também se o protestantismo perdeu sua essência e valores, logo deixou de ser protestantismo para ser qualquer outro “ismo” por aí.

Mencionar a Reforma exigiria da parte de certas lideranças o compromisso de assumir o risco de perder membresia para o estudo e meditação de assuntos que realmente são importantes para a Igreja. Na grande maioria das denominações pentecostais, e porque não dizer 99,9 % delas, predomina o antropocentrismo doente, o humanismo sofista que leva as pessoas a procurarem antes de tudo o seu próprio bem-estar. Não vemos essas denominações pregando as doutrinas da Graça de Deus como eleição, justificação, etc. Alguns talvez digam: Ah, isso é calvinismo! Ora então Lutero era calvinista, pois falou reinteiradas vezes sobre esses temas. Não amados, esses temas não são meramente calvinistas, esses eram os temas que se pregavam nos púlpitos comprometidos unicamente com a pureza do evangelho. Os púlpitos que priorizavam o genuíno evangelho. Um pastor que de fato é protestante não importuna a congregação com mensagens que alisam o ego humano, que induz o povo a uma busca por prosperidade e curas nem nada que seja material e temporário, antes os púlpitos protestantes falam de coisas eternas, ensinam como ajuntar tesouros nos céus e apontam aos pecadores qual é o caminho da salvação, ensinando-lhes a baterem na porta dos Céus implorando para serem aceitos por Deus e sua misericórdia!

Quando se faz simpósios e congressos pentecostais quais são os temas que abordam? “Vida Vitoriosa”, “Festival de Maravilhas”, “Fogo para o Brasil”, as palavras que vejo saindo dos lábios de muitos pregadores são: Cresça, conquiste, prospere, determine, profetize, grite, pule, não aceite, apareça, se engrandeça e etc. Ao invés disso deveriam dizer: Se prostre ante a majestade e soberania do Eterno, humilhe-se na presença de Deus para que ele a seu tempo vos exalte. A Igreja hoje têm perdido o sentido do que vem a ser o evangelho da humilhação. As falsas experiências sobrenaturais estão destruindo a pureza do evangelho, as visões, profecias, línguas, curas, idas ao céu e ao inferno, combates contra demônios e toda a sorte de mentiras usando as Escrituras têm prevalecido e construído uma das fortalezas mais difíceis de derrubar. E tais líderes perceberam que sem essas coisas não é possível construir grandes impérios mercantilistas travestidos de congregações e igrejas. Precisamos continuar a Reforma!

A Reforma traz à lume uma visão de Deus muito desagradável. Não pensem que foram bons motivos que levaram alguns apóstatas a abandonarem os princípios da Fé Protestante e criarem os seus próprios. O que acontece é que o pensamento reformado reconheceu a centralidade de Deus em todas as coisas, colocando o homem em último plano. Isso pode ser muito desagradável para alguns. Imaginar que suas vidas estão sendo controladas e convergindo num plano maior do qual eles não têm como saber de que forma irá terminar ao certo, pode parecer muito frustrante. A vontade de possuir o controle de tudo é o dínamo que move o homem em direção a rebeldia contra a soberania de Deus. Falar em Reforma é falar em Deus soberano. Deus soberano é o mesmo que homem incapaz e homem incapaz é o mesmo que ferir o orgulho com qual muitos se exaltam em afirmar que podem frustrar os planos e desígnios de Deus deixado-os a mercê de suas torpes decisões.

Um pentecostal jamais irá admitir plenamente a soberania de Deus, pois sua cosmovisão distorcida da realidade o leva a questionar a justiça e benignidade do Eterno julgando-os por seus próprios conceitos de justiça e retidão. Sendo assim, para muitos este é um assunto que deve permanecer em secreto, e se mencionado que se faça superficialmente para que não se desperte a curiosidade do povo e não os faça pesquisar mais sobre o mesmo e dessa forma questionar as coisas que tem aprendido rotineiramente nos “cultos de fogo”. Vejo todo esse panorama com profunda semelhança à questão dos fariseus e doutores da Lei, os quais impediam as pessoas simples de tomarem conhecimento da verdade surrupiando-lhes a chave do conhecimento. Talvez a história hoje seja a mesma, mudando-se apenas os protagonistas.

“Ai de vós, doutores da lei! porque tomastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam” (Lucas 11.52).

13 comentários:

  1. A paz Pastor Silas!
    Enquanto estava lendo a postagem acima,me veio em mente algumas reflexões.
    Segue abaixo algumas considerações.

    1° Já faz algum tempo que deixei de me aborrecer quando leio algo desse tipo,pelo simples fato de perceber (ainda que um pouco atrasado)Que isto nunca vai acabar.A generalização,(Sim, 99,9% é generalização) juntamente com a absurda deturpação subjetiva disfarçada de zelo e pureza doutrinária, vai sempre existir e não posso ficar perturbardo,mas posso ficar triste,e é exatamente assim que me sinto.

    2° Estou triste por saber que tenho irmãos que acham que fazer a obra de Deus é atacar posições teológicas diferentes.

    Ataques totalmente deprovidos de honestidade e carregados de parcialidades.
    Dizer que os temas de nossos congressos se resumem aos citados acima, somente demonstram a total falta de domínio do assunto que explanou.
    Fico triste por saber que postagens como esta podem formar opiniões hostis de muitos incautos.
    Fico trite por perceber claramente o sentimento de repúdio por parte dos irmãos tradicionais
    (Não todos,mas grande parte deles),se sentem superiores e únicos representantes de Cristo na Terra.

    Fico triste por ver que apesar de negarem,não podem esconder que na verdade acreditam que só pode pregar o genuino evangelho quem prega o Calvinismo.
    Tenho boas razões para crer no calvinismo e sou pentecostal.( Ih Complicou, então sou um herege calvista).
    Talves não saibam( Eu acho que no fundo sabem)mas, também tenho muitas boas razões para crer que muitos arminianos pentecostais "hereges" vão para o céu, enquanto que muitos reformados "únicos iluminados por Deus, e detentores da verdade" calvinistas vão para o inferno.Calma, eu sei que o inverso também é verdade.
    A igreja Presbiteriana da minha região esta afundade na maçonaria,e os Luteranos por aqui, em suas festas mal acham os seus carros no estacionamento, de tão embriagados.
    Para ficar só nestas duas igrejas tradicionais.
    Nem por isso vejo um pentecostal sair postando por ai , dizendo que todos os presbiterianos são maçons e os Luteranos são bebuns.
    Ano após ano eu vejo homens e mulheres outrora afundados em seus pecados, tendo suas vidas transformadas pelo poder do Espirito Santo e tornarem-se servos fiéis de Deus.
    Na última escola dominical, o meu pastor que é pentecostal, e automaticamente classificado pelo autor da sua postagem(Sim,99,9% é generalização) como liderança que tem medo de perder membresia para o estudo e meditação de assuntos importantes para a igreja.Na última escola dominical ele nos lecionou uma aula expositiva acerca das falácias da teologia da prosperidade e da confissão positiva.Estou de férias em meu emprego e passamos a semana orando e estudando a palavra na igreja.Minha cidade tem 40 mil habitantes, e a Assembléia de Deus por aqui tem aproximadamente 2500 membros,e ainda assim a igreja sustenta 18 familias de missionários,sendo 17 por todo o país,em regiões inóspitas e vilarejos, e 1 delas na Europa, mais precisamente na Espanha.

    É claro que existem problemas, erros teológicos,eventuais escândalos(inclusive com dinheiro),falsas manifestações, espirituais, e etc...e que além disso eu só citei as qualidades.
    Mas é sempre bom lembrar que a igreja pentecostal,assim como a tradicional é formada por homens e mulheres totalmente sujeitos a pecar e ao erro.
    O ultimo parágrafo da postagem juntamente com a passagem bíblica da forma como foram aplicados só merecem uma palavra: Absurdo!!!!!!!!

    Em tempo: O nosso último congresso (ou simpósio, como queiram), teve como tema Oséias 12:6!

    Fique na Paz!
    Fábio Costa

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Fábio.
    Creio que o Rev. Samuel exagerou na porcentagem dos que estão longe da sã doutrina, mas uma coisa é certa, no meio pentecostal há muitos líderes que estão distorcendo a Palavra de Deus e a utilizando para afirmar vitórias financeiras, saúde, ou seja, o céu na terra. Estou lhe falando isso não por ouvir falar, mas por acompanhar muitos pentecostais e neopentecostais aqui em minha cidade que são assim, e também via tv ou através de seus livros que não escondem essas heresias. O termo pentecostal está hoje muito generalizado, pois quando se fala pentecostal está se falando também dos neopentecostais, estes sim têm sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas com seus atos proféticos, com as suas determinações e por aí a fora. Eu tenho amigos que são pentecostais e os convido a pregar em minha igreja. Muitos são pastores da Assembléia de Deus que tem uma vida ímpar, são pessoas que vivem o que pregam e pregam a Palavra de Deus na sua essência, são pessoas que velam pela são doutrina. Não são calvinistas, mas o que nos une é Cristo e não teologia reformada. Mas também conheço aqui em minha cidade igrejas tradicionais que estão cheias de maçons e se sentem melhores que os outros. Pessoas arrogantes, longe da humildade que o Senhor quer de seus servos.
    Fábio, a igreja Pentecostal na sua essência é maravilhosa, mas devido ao neopentecostalismo ter encontrado no meio pentecostal um bom ninho tem desviado muitas igrejas do seu reto caminho, e até igrejas tradicionais, estive pregando em uma recentemente que está confusa em sua teologia.
    Fábio, se esse texto lhe ofendeu não foi minha intenção, pois eu também sou renovado, creio na contemporaneidade dos dons e sou batizado no Espírito Santo, mas que a coisa está muito ruim na igreja atualmente isso está. A coisa está tão feia que até a igreja presbiteriana está consagrando pastores homossexuais, eu não vi isso na Assembléia de Deus nem na igreja Batista (rs).
    Fique na Paz e vamos zelar pela são doutrina.
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!
    A Igreja Presbiteriana que está ordenando pastores homossexuais á a dos EUA e não a Igreja Presbiteriana do Brasil, que não tem nada a ver com a denominação americana que está se afastando das Escrituras. É bom que seja isto falado. Eu creio que existem pentecostais sérios, acredito no agir do Espírito Santo, só não creio em meninices inventadas na azuza.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela correção, realmente é a igreja Presbiteriana dos Est. Unidos que está andando na contra mão da Palavra.
    O que temos visto hoje em dia são igrejas adotando o neopentecostalismo e se afastando cada vez mais da sâ doutrina, doutrina essa que pode ser aplicada tanto no meio reformado como no meio pentecostal. Tanto que hoje em dia há igrejas pentecostais reformadas.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  5. Paz Pastor Silas!
    Concordo com vc,as aberrações teológicas em nosso meio e principalmente no meio neopentecostal,são realmente abundantes.
    Só para voce ter uma idéia,aqui nas redondezas,tem várias igrejas recém abertas com o nome Assembléia de Deus, pois o individuo coloca somente um sobrenome depois do nome Assembléia de Deus.Devido ao fato da Assembléia de Deus ser bastante forte por esses lados, eles usam o nome para atrair o povo. E por aqui mesmo as aberrações teológicas praticadas por tais igrejas como, consagração de apóstolos,corredor de fogo,cobertura espíritual,e etc... são muitas vezes atribuidas a Assembléia de Deus "original".
    E isto é um grande equivoco, pois não temos nenhum contato com tais igrejas e não praticamos tais desvios doutrinários.
    A diferença é que essa generalização por aqui é feita por pessoas leigas, que mal sabem diferenciar João Batista do João Apóstolo.
    A minha preocupação é quando aparece um Reverendo aparentemente esclarecido como este da postagem escrevendo algo desse tipo como se fosse verdade absoluta.
    Infelismente há muitas e eu até diria muuuiiitttaass pessoas que simplesmente acreditam cegamente em tudo que lêem, sem ao menos se dar ao trabalho de pesquisar.

    Há um consenso quase que unânime em nosso meio.
    O consenso de que os estudantes mais profundos da Palavra de Deus são tradicionais.
    Eu mesmo tenho como fonte de pesquisa muitos autores tradicionais, que em termos de conhecimento teológico são magníficos.
    Até brincamos entre nós que, se eles buscassem os dons espirituais, aliados ao profundo conhecimento que possuem, o Diabo teria que se mudar para outro planeta (rsrs).

    Este talves seja o motivo pelo qual fico um pouco surpreso ao ver postagens assim, feitas por líderes tradicionais.

    Mas tudo bem, essas coisas fazem parte da vida.

    Que legal,não sabia que vc era renovado.
    Achei que dirigia uma batista tradicional.

    Fique na Paz
    Fábio Costa

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor a todos!
    Só gostaria de considerar que a meninice não foi inventada na rua azuza.
    A meninice começou algumas décadas depois.
    A interpretação equivocada a respeito do pentecostalismo vem desde o tempo da rua azuza, porém a meninice é um pouco mais recente.
    Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz Fábio.
    Em todas as denominações há pessoas sinceras e há pessoas mal intencionadas. Por causa dos mal intencionados é que os pentecostais levam a fama de serem meninos na fé, mas bem sabemos que em vários ramos das chamadas igrejas tradicionais ou reforamadas existem também muita coisa errada, não digo em relação a teologia, mas a falta de vivê-la. De por em prática o que pregam.
    Que possamos ser vigilantes para não cairmos no mesmo erro.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  8. Paz Pastor Silas!
    Concordo Pastor!
    São tempos dificeis, e que o SENHOR seja misericordioso de nós e nos guie em toda conduta!
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  9. Meu xará Fábio:

    Vá me desculpando, mas pintar um quadro onde os Pentecostais são vítimas é um quadro pintado apenas pela metade. Quem são os crentes tradicionais para os Pentecostais? Crentes de 2ª categoria, no máximo.Crentes sem poder e sem o Espírito Santo. Estou cansado de ser chamado de "sorveteriano"...rs. Mas, como você bem disse, isso não é motivo para ficarmos com raiva.

    Outra coisa: pentecostal que estuda a bíblia e que gosta de teologia, como você e muitos que eu conheço, e que ainda por cima se diz calvinista, meu caro, é quase um ex-pentecostal. Na verdade, não é mais pentecostal. Acredita nos pressupostos Reformados. Só falta admitir. Sim, isso mesmo. Porque, na minha opinião, não dá pra acreditar nos pressupostos da Reforma e ser pentecostal ao mesmo tempo. Assim como não dá pra ser católico e protestante ao mesmo tempo. Parece estranho? Pode ser. Mas aproveito para convidar a todos os leitores e ao Pr.Cilas para lerem e comentarem nossa série de postagens intitulada: "Pentecostalismo e Reforma Protestante". Já estamos na parte II de um total de 4 postagens que serão publicadas até o dia 31/10/2011, dia da Reforma. Vamos discutir esse binômio? Faço algumas afirmações pesadas. Não sei se estou certo, por isso queria ver as críticas. No blog:

    http://www.filosofiacalvinista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz Fábio.
    Creio que podemos ser renovados e calvinistas ao mesmo tempo, só que com um pequeno detalhe, não nos deixaremos levar pelas loucuras que temos visto por aí. Creio que a sã doutrina equilibra a nossa vida espiritual. Cremos na contemporaneidade dos dons, mas não ficamos preocupados com isso, ficamos com o que está escrito no final de Marcos que diz que o Senhor confirmava a palavra dos discípulos: "E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam." Um calvinista renovado crê assim.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor á todos!
    Fàbio!(Filósofo Calvinista)
    Faço minha as palavras do Pastor Silas no último comentário acima.
    Pois este é exatamente o meu ponto de vista.
    Quanto aos pentecostais pintarem um quadro de vitímas,creio que voce esta equivocado.
    Tome como exemplo o que ocorreu nesses comentários.
    Se voce olhar mais acima, verá que o Pastor Silas se enganou em um comentário em que disse que a Igreja Presbiteriana do Brasil estava ordenando homossexuais,e rapidamente apareceu alguém, provavelmente presbiteriano, e corrigiu o equivoco.E olha que o Pastor Silas nem disse que era a Presbiteriana do Brasil,somente não especificou qual igreja Presbiteriana.
    No caso do Pr Silas,estou certo que foi uma mera desatenção,porém,gostaria que entendesse que isso ocorre constantemente com relação aos pentecostais,ao nos atribuirem aberrações teológicas neopentecostais e até mesmo de pseudopentecostais.
    E além disso, na maioria dos casos,fica evidente que o que ocorre não é mera desatenção,e sim, falta de domínio do assunto em questão aliado á subjetividade e ás vezes até má fé.
    Por outro lado, concordo com voce quanto ás acusações que alguns pentecostais fazem aos tradicionais,porém tais acusações são feitas em sua esmagadora maioria, por pessoas que são biblicamente analfabetas e que confundem poder com barulho e santidade com usos e costumes.
    Um Pentecostal instruido biblicamente(Sim,ao contrário do que voce pensa eu acho isso perfeitamente possivel) jamais irá fazer tais acusações,porque ele sabe que o verdadeiro poder está em viver uma vida agradável aos olhos de Deus,e isso nenhum homem pode fazer sozinho.

    Vou acompanhar as postagens do seu blog.
    Só espero que as argumentações estejam baseadas em cima do pentecostalismo, e não do neopentecostalismo,teologia da prosperidade,confissão positiva e etc...

    Fique na Paz.
    Fábio Costa

    ResponderExcluir
  12. Repudio o comentário do Rev. Samuel fazendo 4 considerações:1)Os pentecostais NÃO desprezam a Reforma. sites de denominações não é sufuciente para se fazer conclusões definitivas. Dizer que "Na grande maioria das denominações pentecostais, e porque não dizer 99,9 % delas, predomina o antropocentrismo doente" so se justifica se essa estatística apareceu por meio de "revelação" ou "profecia". Como pentecostal que sou, rejeito essa "revelção". 2) A Palavra de Cristo para os Pentecostais e Reformados. Jesus disse: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus". O crente pentecostal deve conhecer a bíblia e o crente reformado deve conhecer e receber o poder de Deus. o Reformado precisa crescer na graça e o pentecostal, no conhecimento. 3) O extremismo evangélico. A Teologia Liberal está para as igrejas históricas (1%?) como A Teologia da Prosperidade está para os pentecostais (1,5%?).o liberalismo teológico não representa a Reforma Protestante assim como "o fogo estranho" não representa o Pentecostalismo. 4) Deus conta conosco. Deus quer que voltemos ao Evangelho bíblico: Cristo justifica, o Espírito regenera, Cristo perdoa e salva, a glória pertence a Deus; Cristo cura e derrama poder sobre a igreja (Lc 24.49; At 1.8;Joel 2.28,29). Igreja reformada sempre se revestindo!

    ResponderExcluir
  13. Graça e paz Tadeu.
    Está dado o recado.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir