terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pode um cristão casar com um incrédulo?


Por Jorge Fernandes Isah

Alguém pode pensar que este é um assunto morto. Tanto quanto o defunto mais velho enterrado no cemitério da sua cidade. Porém, isso me parece muito mais uma atitude para se afastar do assunto, rejeitá-lo ou negligenciá-lo, do que propriamente conhecê-lo à luz da Escritura.

Há muitos que consideram normal o casamento misto. Afinal, o marido crente abençoa a mulher não-crente, e vice-versa. Mas esquecem-se de que o contexto para esta afirmação não se encontra antes do casamento, quando um(a) crente poderia casar com uma(um) incrédula(o) e assim obter de mais tempo e empenho para convertê-la(o). Paulo nos diz que isso acontece quando dois incrédulos se casam, e no decorrer do casamento, um deles se converte a Cristo. Como o casamento é indissolúvel, não há porque o recém-convertido se separar da outra parte, a menos que esta não queira viver com ele.

Não há garantias de que um crente, casando-se com uma incrédulo, poderá levá-la a Cristo. Ora, como Paulo disse: "Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?" [1Co 7.16]. A salvação é divina, e somente Deus poderá salvar ou não; mas o crente é chamado à obediência; e a Escritura é clara em fazer separação entre o fiel e o infiel. Portanto, considero essa posição [e há pastores, líderes e muitos de nós que a defendem] como um conselho temerário, senão, vejamos:

1) Como crentes, desaprovamos a desobediência a Deus;
2) Segundo os defensores do casamento misto, a desobediência tem um elemento que justifica a rebeldia, ou seja, o altruísmo de se levar o futuro cônjuge a Cristo, valendo-se da piedade por sua alma. Mas isso nada mais é que enganar-se, achando que o erro pode se converter em acerto pelo simples desejo do nosso coração de que assim ele seja.
3) Levando-nos à conclusão de que o crente, mesmo em rebeldia, deve buscar por uma bênção por seus próprios meios e esforços, à parte do preceito divino de que lhe devemos, sobretudo, obediência.

A coisa toda fica pior quando se utiliza do exemplo de Salomão, o qual se entregou aos casamentos mistos, para ratificar esse pecado. É evidente que a Bíblia nos revela os erros de Salomão não para serem seguidos, mas exatamente como um preventivo para que não incorramos neles; ao nos mostrar os efeitos danosos que sobrevieram ao povo de Israel [a idolatria, p. ex.], mas para o próprio Salomão, que também se tornou idólatra, e queimou incenso para outros "deuses", e teve o seu reino dividido, ainda que Deus o poupasse desse desgosto, por amor ao seu pai Davi; mas assegurando-lhe de que sob o reinado do seu filho Roboão, Israel se esfacelaria.

O argumento do casamento misto, nada mais é do que o desejo do desobediente de convencer-se a si mesmo de que existem motivos nobres e piedosos para se aventurar a uma empreitada que significará rebelião e pecado. É isso mesmo! Quem age deliberadamente assim não comente nada além do que pecado! E o pecado é o desprezo ao próprio Deus.

Muitos também alegam que Deus pode abençoar o crente na desobediência. É possível? Sim, claro! O que, contudo, não absolve o crente em sua desobediência, ao rejeitar o princípio tão claramente exposto na Escritura, a separação que Deus estabeleceu para o seu povo. Fato é que o desobediente será disciplinado por isso, caso seja realmente um filho de Deus. Do contrário, a ira do Senhor estará sobre ele, para todo o sempre.

Então, pode-se perguntar: o que o(a) crente deve fazer caso tenha se casado com uma(um) incrédula(o), e reconhece que pecou? Meu conselho é: arrependa-se! E dê o melhor testemunho cristão para que o(a) cônjuge também se arrependa de seus pecados, reconheça Cristo como Senhor e Salvador pessoal, e assim, formem um lar santo, em que a obediência aos preceitos divinos traga frutos de glória para o bom Deus.

Fonte: O Cotidiano Cristão

Eis aqui uma boa música para confirmar esse texto (rs)


10 comentários:

  1. essa pergunta tem tirado o sono demuitas pessoas e causado muitas duvidas mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Músicos e Cia.
    No entanto a Bíblia tem a resposta para essa pergunta, o que acontece é que muitos não querem ouvir a voz de Deus e sim a de seus corações, e como diz a própria Palavra de Deus: "enganoso é o coração...". Eis aí a falta de sono!
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Muito danosa! É incompatível essa relação com o Cristão! Não tem contexto bíblico.

    Muitos fogem desse assunto.

    Passando para uma visita.
    Ficarei honrado com sua visita no meu espaço! Estamos abordando "A ENFERMIDADE E O PECADO".

    http://planosdivinos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só dúvidas pela impenitência dos corações, e pela disposição natural em ignorar as coisas de Deus.
    "Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?
    Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
    E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
    Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso". (2 C0 6.14-18)

    ResponderExcluir
  5. Um cristão nao pode casar-se com um incredulo, porem o que é um incredulo? Uma pessoa que ama a Deus, respeita seu próximo, tem valores cristãos, tem bom caracter, ama crianças, sua futura mulher, honra seus pais e é um ótimo cavalheiro-no caso dos homens- obviamente não é um incrédulo. Um impio odeia a Deus e tudo que é ligado nEle. É maldizente, beberrão, amigos dos prazeres e bate na mulher e nos filhos.
    Só porque uma pessoa não pertence a sua igreja ou denominação não significa que seja incredulo.

    ResponderExcluir
  6. Dc Carlos obrigada pela visita e opinião, certamente será uma honra conhecer seu blog e seu pensamento.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Brasil, seu comentário sempre pautado na Palvra de Deus sempre enriquece os textos.

    ResponderExcluir
  8. Jane concordo plenamente quando diz que uma denominação, igreja ou religião não torna alguém cristão, também como valores citados por você e ditados como corretos pela ética humana também não, cristão certamente é aquele que segue o que Cristo nos deixou e que o aceita como seu Salvador e Senhor. Cristo deixou aos seus servos diretrizes a serem seguidas em várias áreas da vida como o casamento, assim o que nos guia é a Bíblia, crer ou não nela é escolha de cada um, só não posso ser cristão e não ter a Bíblia como regra de fé e prática.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Silas.

    O blog O Cotidiano Cristão é uma parceria minha (Filipe Luiz C. Machado - 2timoteo316.blogspot.com) e do Jorge (Kálamos).

    Fique a vontade para republicar nossos e outros textos sempre que achar necessário.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz Filipe.
    Estarei com certeza republicando os textos de vocês. Obrigado por me permitir compartilhá-los.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figuiera

    ResponderExcluir