segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Coca-Cola e a depravação total

Por Thiago Ibrahim

Faz um tempo que Coca-Cola vem se posicionando como “culturalmente correta” através de suas campanhas publicitárias, que são sempre belas, é justo que se diga. Porém, a análise que te convido hoje a fazer é sobre uma mensagem veiculada em uma de suas campanhas que tem como tema “Os bons são maioria“. Aí você vai me perguntar: o que tem a ver a Coca-Cola com o Cristianismo? Por favor, não me venha falar que estou mandando ninguém parar de beber Coca-Cola, – até porque eu gosto muito e aprecio sempre que posso – mas aproveitar a oportunidade para te convidar a refletir sobre como você tem enxergado o Cristianismo que professa.

A campanha veiculada pela Coca-Cola traz uma sequência de estatísticas meio sem lógica aproveitando-se do estado de alerta da sociedade para tentar amenizar e dizer que ainda há uma solução humana para o mundo, pois as pessoas “de bem” ainda são maioria. Enfim, o centro dessa campanha é sustentar que o homem é basicamente bom e aperfeiçoável através de seus próprios esforços. Então, a pergunta que faço é a seguinte: você acredita mesmo que há solução para a humanidade por si mesma? Crê que é possível os “bons” mudem o mundo em que vivem? Pense na sua resposta. Pensou?

E então, vamos ao que Deus tem a nos dizer sobre isso em sua Palavra?

(…) tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. (Romanos 3:9b–12)

O versículo acima é uma das bases para a doutrina da Depravação Total, um dos 5 pontos da teologia reformada, que diz o seguinte:

O homem não regenerado é absolutamente escravo de Satanás, e, por isso, é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente (para salvar-se), dependendo, portanto, da obra de Deus, que deve vivificar o homem, antes que este possa crer em Cristo.

E é exatamente disso que trato aqui nesse texto: a incapacidade do homem de praticar o que é bom. Somos cercados por todos os lados por pensamentos humanistas que colocam o homem como centro de tudo e que fazem o possível para esquecerem-se do Deus soberano. O pensamento humanista é a base para estudos acadêmicos e o pensamento da sociedade corrente. Isso é normal, já que o mundo “jaz no maligno”. Porém, o mais triste de tudo é ver entrando no coração de alguns que se dizem salvos esse tipo de pensamento, que é completamente oposto ao que dizem as Escrituras.

Que homens que não conhecem a Palavra tenham esse tipo de pensamento é de se esperar, mas homens que se dizem de Deus pensando dessa forma é inaceitável. Na verdade, pensamentos assim só comprovam a depravação total, inclusive de alguns que se dizem cristãos e revelam o joio no meio do trigo. “Evangelhos” permeados pela visão e pensamento humanista temos aos montes. Homens que anunciam, não uma boa nova, mas uma mensagem voltada para o umbigo de outros homens que se julgam capazes de fazer o que acham que devam e de conseguir a saída para tudo mediante o esforço humano.

Aí, você me pergunta: então, qual é a saída para o mundo? A única saída para a humanidade está na graça de Deus. Graça é dom. Graça é dádiva. É, não apenas o caminho, mas a única verdade para onde o próprio Deus encaminha seus escolhidos. Os homens que confiam em sua própria força e conhecimento, vão seguir enganando-se e sendo enganados, pois como dizem as Escrituras:

Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Jeremias 17:5,7

É bom que nos lembremos de que a humanidade é a coroa da criação, mas continua sendo criatura.

Soli Deo Gloria

Fonte: NAPEC - Apologética Cristã

2 comentários:

  1. Graça e paz Nelson.
    Que bom que gostou do post, fique a vontade em nos visitar e comentar.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir