domingo, 5 de fevereiro de 2012

A redenção em Cristo

Por Thiago Ibrahim

Introdução

Na carta aos Efésios, diferente de outras, o apóstolo dos gentios não menciona heresia ou erro quaisquer. Nessa carta, que apesar de pequena é muito rica em doutrina, Paulo foi bem didático ao falar dos propósitos de Deus e da graça do Soberano. Seu objetive é era fazer com que os efésios (destinatários da carta) entendessem os propósitos divinos.

Hoje quero compartilhar com você um pouco sobre essa carta que é tão clara ao falar da graça, da salvação e dos propósitos de Deus para o homem. Eu não sei você, mas eu fico fascinado ao perceber por meio desse escrito de Paulo os dois atributos desse Deus a quem servimos: a justiça e a misericórdia. Então vamos aprender juntos? Convido você a abrir sua Bíblia e conferir nela se o que escrevo e comento está de acordo com as Escrituras Sagradas.

Redimidos pela graça

No capítulo 1 de Efésios, Paulo começa bendizendo a Deus, o Pai, pelas Bênçãos Espirituais que recebemos em Cristo e falando também sobre a nossa eleição antes da criação do mundo. O apóstolo fala também sobre a nossa predestinação em amor e que essa predestinação não se baseou em nada mais que a vontade do Soberano, tendo como objetivo o “louvor de Sua gloriosa graça” (v. 6).

Continuando com a leitura, tive a minha atenção voltada para a palavra “redenção”, vocábulo que, somente no capítulo 1, é mencionada duas vezes: nos versículos 7 e 13, os quais transcrevo e comento abaixo.

Começando pelo versículo 7:

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, Efésios 1:7

A redenção era uma prática greco-romana que consistia na libertação de escravos mediante o pagamento de um resgate. Em termos da graça a redenção é a libertação da natureza pecaminosa. Essa libertação é baseada no pagamento de um preço e esse preço foi pago por Cristo, o redentor, aquele que morreu em lugar dos que devem ser redimidos tornando-os justificados diante de Deus, o Pai. E essa justificação é baseada na graça do próprio Deus.

E no versículo 13 o apóstolo Paulo diz:

Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1:13-14

O apóstolo aqui fala que essa redenção é recebida por aqueles que ouvirem a creram e que esses que creram receberam um selo – o Espírito Santo – e que este selo é a garantia de que os que pertencem a Deus terão sua redenção completada para glória do próprio Deus.

Outra versão do texto bíblico, a “Almeida Corrigida e Revisada Fiel” substitui a palavra “garantia” por “penhor”, como transcrito abaixo:

O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1:14

Segundo a Wikipédia “penhor é direito real de garantia vinculado a uma algo móvel ou mobilizável. Genericamente, o penhor é qualquer objeto que garante o direito imaterial, não palpável (o penhor do trabalho é o dinheiro e da divida, é algo de valor, dado como garantia – não necessariamente bens móveis).”

Na Bíblia o vocábulo “Penhor” aparece 24 vezes e o seu sentido é de garantia geral de um direito não tangível.

Quando fomos encontrados pela graça de Deus recebemos em nós o Espírito Santo, e esse Espírito que passa a habitar em nós os que somos de Deus, ele é a garantia de que receberemos a redenção em Cristo na dispensação da plenitude dos tempos (Ef 1:10).

Sola Gratia.

Fonte: NAPEC - Apologética Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário