quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quando Deus demora!


Por Josemar Bessa

Naturalmente não gostamos de esperar. Nascemos com uma tendência inata para fazer o que queremos, quando desejamos. Essa é a velha tentação – “sereis como Deus!” - Nossas entranhas se encolhem com o pensamento de esperar e esperar... mas a Palavra de Deus nos diz – “Espere no Senhor!!” – Mas como várias vezes na vida, a espera é uma inatividade, numa fila, por exemplo - cometemos o erro de pensar que esperar é sentar em nossa cadeira espiritual, levantar os pés, e ficar parado esperando por Deus para nos mostrar o que fazer e o desenrolar dos acontecimentos.

Não! Ao contrário disso, esperar no Senhor nunca é algo passivo. Exige “atividade” e esforço no Espírito. Isso requer dizer “não” a nossa natureza impulsiva e viver em submissão ativa a TODA vontade de Deus revelada em Sua Palavra. As Escrituras estão cheias de verdades sobre esperar em Deus – olhemos algumas apenas:

Esperar no Senhor não é fácil – Davi diz: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” - Salmos 27:14 – Esperar em Deus requer autodisciplina. Nada é mais fácil do que sair correndo na frente e cumprir nossa própria vontade e agenda – isso vem naturalmente. No entanto, se render a vontade e aos caminhos de Deus, submeter-se a autoridade da Palavra, requer constante resistência a carne. A abnegação se torna dever diário de TODOS os que se dizem discípulos de Cristo – “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” - Mateus 16:24. Devemos então abraçar o puro realismo ao nos aproximarmos do conceito de esperar no Senhor para não usurpar o calendário de Deus, tendo todo o cuidado de jamais usar – “estou esperando em Deus” – como desculpa para atraso, procrastinação na obediência e falta de autodisciplina.

Esperar em Deus significa confiar somente nEle – Para confiarmos em Deus de fato, devemos jogar fora todos os outros objetos de confiança e descansar nele somente – “Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” - Salmos 62:5 – Deus tem uma maneira perfeita de tirar os ídolos de nossas vidas para que somente Ele receba a glória devida ao Seu Nome. Ele não compartilha Sua glória com “ídolos!” – Se nossa confiança está nas finanças, pessoas, boa saúde, nossos próprios planos... não estamos esperando em Deus – no máximo estamos desejando que Ele nos ajude naquilo que achamos ser o objeto de nossa esperança realmente – coisas. Esperar no Senhor significa que devemos VOLUNTARIAMENTE abandonar as coisas que substituem a nossa confiança em Deus somente.

Esperar em Deus é essencial para discernirmos a Sua vontade – “Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.” - Salmos 25:4-5 – Para conhecer a vontade de Deus, diz o Salmo, devemos desejar a Sua orientação – mas não só isso – devemos esperar sua liderança, devemos esperar nele todo o tempo. Ou seja, com um coração dócil e submisso. Muitas vezes Deus não nos revela o seu propósito até que nossos corações estejam completamente rendidos a Sua vontade. Enquanto estamos “esperando” – pelo menos afirmamos estar – fixados em nossa determinação, fixados sobre o que queremos, a vontade de Deus permanece um mistério. Isto é assim, porque se não somos obedientes à verdade que já conhecemos, revelada, por que Ele revelaria mais?

Esperar em Deus inclui grande expectativa confiante em Sua graça e misericórdia – “Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós.” - Salmos 123:2 – Vivemos muitas vezes em tempos de incerteza – devemos em tempos assim, ter confiança no caráter de Deus, que é misericordioso, compassivo e cheio de graça e misericórdia. Podemos descansar na suficiência de Sua graça, mesmo quando não podemos ver o Seu plano, ou nada esteja fazendo “sentido” para nós. Esperar em sua graça e misericórdia exclui, como é óbvio, esperar com a atitude de que merecemos algo de Suas mãos.

Esperar em Deus significa confiar totalmente nEle em nossas mágoas –“Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará.” - Provérbios 20:22 – Ah! Quando pessoas nos magoam, é tentador tomar o assunto em nossas próprias mãos e o desejo de retaliar. Esperar no Senhor então, significa confiar nEle o suficiente para ser obediente a nossa responsabilidade – sem usar o que nos foi feito como desculpa para a desobediência, inatividade ou amargura; e deixar o assunto com Ele. Ele deseja que confiemos nele e que depositemos nossas feridas em Seu controle confiável e perfeito. Afinal de contas, Ele é o único perfeitamente justo e um dia vai corrigir todos os erros – a justiça sempre vencerá perfeitamente – ou na cruz, ou no inferno!

Esperar em Deus resulta em experimentar a força divina. Se nossa espera nos deixa exausto e rouba forças, devemos perguntar: "Em quem estamos esperando?" A submissão é repousante para o coração regenerado e não o oposto. E nesta espera repousante que Deus renova as nossas forças: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” - Isaías 40:28-31- Deus jamais se cansa, e na sua força somos fortalecidos. Deus se deleita em nós quando esperamos por Ele, pois Ele recebe mais glória e nós experimentamos a alegria, deleite e prazer de voar sobre as asas de Sua força Onipotente e Graça infinita.

Esperar em Deus, é uma espera ativa e prenha de expectativa e força!

Fonte: Josemar Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário