segunda-feira, 2 de junho de 2014

FÉ, DE UMA FAGULHA PARA UMA CHAMA


Por Pr. Silas Figueira

Texto Básico Jo 4.46-54

INTRODUÇÃO

Esse texto nos mostra a ascensão e o progresso da fé na alma. Aqui encontramos um pai desesperado que vai a procura de Jesus porque seu filho, ainda pequeno – a palavra filho no grego está no diminutivo -, está às portas da morte. Este era oficial do rei Herodes Antipas. Este homem era um militar de alta patente, alguns acham que ele é Manaém, colaço (irmão de peito), de Herodes (At.13.1). Mas uma coisa é certa, este homem estava desesperado a ponto de sair de Cafarnaum e se dirigir até a Galiléia, ou seja, percorreu cerca de 30 km a procura de Jesus. 

Ele tinha soldados a seu comando, ele mandava e desmandava, mas não tinha poder para mandar embora a enfermidade do filho pequeno. Ele tinha soldados a seu comando, mas não tinha poder nem autoridade sobre um pequenino vírus que estava matando seu filho.

Observem a aflição desse pai que deixou a corte, seus afazeres como oficial do rei para procurar ajuda tão distante. Provavelmente, se esta família tivesse vivido sem provações, dificilmente procurariam por Jesus. No entanto, à medida que a enfermidade foi avançando - e creio que eles procuraram toda ajuda médica disponível em sua época - e não vendo resultado, ouvindo da fama de Jesus foi até onde Ele se encontrava para pedir ajuda. A fama de Jesus corria numa época em que não havia internet, jornais, revistas, televisão e nem rádio. Mas este homem procurou se informar onde poderia encontrar Jesus, e então foi informado de que Ele havia se retirado para a região da Galiléia (Jo 4.47). Observe que ele não envia ninguém, ele mesmo vai procurar por Jesus. 

Quando a doença bate a nossa porta

Quando a doença bate em nossa porta ficamos totalmente desesperados à medida que não vemos resultado no tratamento. Assim ocorreu com esse oficial, assim acontece com cada um de nós aqui. Uma coisa nós podemos dizer com toda certeza: “Tanto a doença, quanto a morte são bem democráticas. Vem para todos!” 

A tranquilidade da vida é interrompida quando uma pessoa adoece, por mais branda que seja a doença. Costumamos dizer: “Com saúde, tudo vai bem”. Se estamos com saúde enfrentamos as adversidades e desafios da vida e conseguimos superá-los com a graça de Deus. Entretanto, e quando o desafio é exatamente a falta de saúde? Se a pessoa tem de ser hospitalizada, sofre uma intervenção cirúrgica, passa por uma longa convalescença, fica inválida ou é desenganada dos médicos, a situação se torna ainda pior. Geralmente, uma grande ansiedade toma conta do enfermo que, além disso, pode também sentir solidão, isolamento, impaciência, desamparo, raiva, irritação, mágoa e desconfiança. Quando estamos doentes, não só o corpo, mas também o espírito se abatem. Esse pai que procurou Jesus estava, certamente, passando por tudo isso. Ao ver seu filho morrendo ficou desesperado. 

O Salmo que essa família estava vivenciando, provavelmente, era o Salmo 102.1-7, 24-28. Este salmo mostra a enfermidade progredindo e sem o doente ver a cura chegar. Ele fala do sofrimento físico e emocional que o salmista estava enfrentando. 

Ele fala de uma febre intensa e contínua (v 3b). 

Não tinha vontade de se alimentar, perda do apetite (v 4b). 

Perda de peso (v 5a). 

Sentia fortes dores, que os remédios não eram capazes de aliviar totalmente (v 5b). 

Sentia medo da morte iminente (v 24).

Provavelmente esta era a angustia que estava no coração da família desse aficial do rei. E como diz o salmista, ele se sentia como um pelicano no deserto, ou seja, era como um pássaro marinho em um lugar sem água. Esta família estava totalmente desesperada, se sentindo que a vida de seu filho estava por um triz. 

Nessa hora vem a pergunta: Por que isso está acontecendo comigo, com meu filho, com a minha esposa, com o meu marido? Essa é uma pergunta tão antiga quanto a raça humana. Mas a Bíblia nos aponta cinco possíveis causas porque a pessoa fica doente:

1- Adoecemos por causa dos nossos hábitos (Sl 104.14,15). Má alimentação, dormir tarde, falta de exercício físico...

2 – Adoecemos por causa dos nossos pecados (Sl 32.3-5). O pecado não confessado pode trazer doenças.

3 – Adoecemos por permissão de Deus (Jo 9.1-3; 11.14,15). Muitas vezes Deus permite a doença para glorificar o Seu nome. Através de uma doença a pessoa acaba alcançando a conversão. 

4 – Adoecemos por perseguição do diabo (Jó 2.7; Lc 13.10-16). Existem doenças espirituais causadas por demônios e que só se alcança a cura expulsando esse mal. 

5 – Adoecemos por causa da fragilidade humana (Sl 103.14; 1Tm 5.23). O nosso corpo envelhece, fica fraco, outros já nascem com certa deficiência imunológica. 

Mas eu não quero me apegar ao desespero, mas sim a solução encontrada. E a solução para este mal que havia se instalado na família desse oficial foi Jesus Cristo. Este oficial havia ouvido da fama de Jesus (Jo 2.23), pois em Jerusalém, na festa da Páscoa, pessoas de toda a região da Judéia viram quando Jesus ali operou muitos sinais.

O que podemos aprender nesse texto? Quais são as lições que podemos tirar dele?

1 – A PRIMEIRA LIÇÃO QUE APRENDO AQUI É QUE ESTE OFICIAL TINHA UMA FÉ TERCEIRIZADA, OU SEJA, ELE TINHA UMA FAGULHA DE FÉ (Jo 4. 47A).

Ele tinha uma fé baseada no relato de terceiros. Ele ouviu da fama de Jesus, mas ele mesmo não o conhecia. Essa fé, proveniente de um relato alheio, é uma centelha genuína. Zele por ela. Pois é através dessa fé que começamos alcançar a cura. O apóstolo Paulo nos fala em Rm 10.17 que a fé vem pelo ouvir. Observe também Mc 5.25-27.

Ele tinha uma fé que dizia respeito somente à cura da criança doente, ou seja, uma fé apenas nos sinais. O oficial não sabia da necessidade da cura do próprio coração; não percebia sua ignorância a respeito de Jesus como o Messias prometido; da necessidade de nascer de novo. Essa tem sido a ignorância de muitas pessoas hoje em dia também. Muitos só procuram Jesus por causa do milagre, mas nada sabem a respeito da vida eterna que Ele veio nos trazer. Muitos até alcançam o milagre da cura, mas continuam perdidas em seus delitos e pecados. Como foi o caso dos dez leprosos curados, onde só um volta para agradecer e alcança a salvação também. 

Este oficial tinha uma fé muito estreita. Uma fé muito rasa. Veja o que Jesus lhe fala (Jo 4.48). Jesus se sentia avesso a homens cuja experiência religiosa não ultrapassasse da excitação acerca dos milagres, os quais criam em prodígios, mas que não davam grande atenção aos seus ensinos éticos e espirituais, que visam a vida diária. 

Ele tinha uma fé que restringia o poder de Jesus à presença local (Jo 4.47). Como ele havia ouvido falar dos milagres que Jesus havia operado nas pessoas que Ele havia tocado, ele associou que somente o toque era necessário para que houvesse a cura do seu filho. Mas para o Senhor não há distancia, basta uma palavra e o extraordinário acontece. 

A fé no Senhor Jesus, embora fosse mera centelha, não deixou de ser a razão de esse oficial procurar por Jesus a tantos quilômetros de distância de sua casa. De Cafarnaum, subiu as colinas até Caná, a fim de poder implorar pelo socorro do Senhor. E foi pessoalmente. Isso é mais notável por ser um homem de posição elevada na corte de Herodes. 

2 – A SEGUNDA LIÇÃO QUE APRENDO AQUI É QUE A CENTELHA DE FÉ DESSE HOMEM COMEÇA A SE TORNAR MAIS FORTE (Jo 4.50). 

A sua fé começa a se tornar mais firme à medida que está na presença de Jesus. A presença de Jesus lhe trás alento e confiança. O versículo 50 nos diz que ele creu na palavra de Jesus e foi embora confiante.

1 – A primeira cura que Jesus opera é no próprio oficial. Jesus faz com que esse homem creia no milagre na vida do filho independentemente de Jesus ir com ele ou não. Ele creu em sua palavra e desceu para casa confiantemente. 

2 – A segunda coisa que observamos é que por ter crido na palavra de Jesus, este pai, que a princípio estava tão angustiado, descansou no Senhor. Ele poderia ter ido para casa imediatamente, mas não fez assim. Ele só retornou para casa no outro dia (Jo 4.51,52). A fé desse homem não era mais uma pequena centelha, mais uma chama que aquecia o seu coração. Ele creu, apesar de não ter visto o milagre.

3 – A TERCEIRA LIÇÃO QUE APRENDO AQUI É QUE A PEQUENA CENTELHA DE FÉ SE TORNA UMA CHAMA ARDENTE (Jo 4.53).

Este homem que antes cria de forma terceirizada, que só cria em sinais, passa ver Jesus como Senhor e levou essa mesma salvação para toda a sua casa. O termo casa no antigo oriente se destina a família e aos empregados também. 

1 - Uma fé que se baseia somente em sinais é uma fé deficiente. Jesus quer que tenhamos uma fé firmada nEle e não no que Ele dá e faz. Pois uma fé firmada em sinais nos leva a ter uma fé frustrada, pois nem sempre ele opera o que queremos. 

2 – Aquele oficial e toda a sua casa alcançaram a salvação plena e não somente uma cura física. Se Jesus na sua vida for somente um operador de sinais você está com uma fé totalmente deficiente. A verdadeira cura não é a do corpo, mas a da alma. Pois a alma do homem sem Deus não só está doente, mas está morta. 

Por isso que Jesus em João 10.10 nos diz assim: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

O apóstolo Paulo em Efésios 2.4-7: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus”.

E em Colossenses 3.1-4 nos diz assim: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória”.

A cura física do filho daquele oficial era somente um reflexo do que o Senhor queria realizar em sua família e na sua também.

CONCLUSÃO

Como está a sua fé? Ela é apenas uma fagulha ou está cada vez mais acessa, sendo uma verdadeira chama aquecendo, não somente a sua vida, mas a de outras pessoas também? Aquele oficial deixou de ter uma fé terceirizada para ter uma fé verdadeira, uma fé que levou ele e a sua família a alcançar o verdadeiro milagre: “a salvação de suas almas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário