quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

É impossível viver sem mentir?


Por Josemar Bessa

Esta declaração não poderia ser mais direta e clara: “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo...” - Efésios 4:25

A cultura a nossa volta logo se levanta para dizer que não é possível viver sem mentir. O que é uma declaração de paternidade da humanidade caída:“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” - João 8:44

Um servo de Deus não pode racionalizar a ordem Bíblica em Efésios ou a declaração clara de Cristo.

A questão é: Por que mentir?

Sem dúvidas existem centenas de maneiras diferentes pelas quais podemos mentir – mas todas elas fluem de uma mesma motivação.

Mentimos porque queremos obter prazer de alguma forma.

O prazer de impressionar os outros...
O prazer de conseguir ganhar mais dinheiro... (sonegando impostos, por exemplo...)
O prazer de ganhar posição para mim ou para pessoas que gosto.
O prazer de impressionar os amigos.
O prazer de ser visto como um sucesso.
O prazer de ser visto como mais espiritual.
O prazer de não se sentir tão culpado... mentindo para os outros, para nós... e a loucura das loucuras, para Deus. Racionalizamos...
Poderíamos continuar acrescentando itens a lista... é isso que queremos encontrar – obter prazer.

Então, como posso parar de mentir?

No homem natural, por fim, a mentira sempre vence: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai... Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” - João 8.44

Mas Paulo está falando com os crentes em Éfeso: “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo...” - Efésios 4:25

Para estes (nós) a chave está em entender – se somos regenerados – é entender que a mentira nos faz perder um prazer infinitamente maior – o maior de todos os prazeres. Olhar a questão simplesmente como um princípio moral – o que o mundo pode fazer – jamais levará alguém onde Deus está ordenando – aqui também precisamos do poder expulsivo de um afeto muito maior... de um prazer muito maior.

Isso é o que Jesus ensinou.

Jesus ensinou que devemos dizer a verdade: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” -Mateus 5.37 - E ele nos diz o porque em João 14.21: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele".

Então, se amarmos e guardarmos os mandamentos de Cristo (incluindo dizer a verdade) Ele promete que irá manifestar-Se a nós - o que significa que teremos ainda mais da sua proximidade e presença. Esta sempre é a razão da santidade – comunhão! – “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” - 1 Pedro 1.16 – Sem desejo intenso por comunhão... outros prazeres tomarão a dianteira – e você repetirá o que o mundo diz – não dá para viver sem a mentira. Mas nós sabemos porque o homem diz isso: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai... Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” - João 8.44

A promessa da manifestação crescendo aos regenerados que os impulsiona a obediência: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele" – João 14.21

Isto é enorme - porque é só na presença de Jesus que há plenitude de alegria: “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente” - Salmos 16.11 – é onde todos os nossos anseios são satisfeitos: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” -João 6.35 – é onde toda a sede do coração se esvai: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” - João 7.37,38

A verdade ( só para os regenerados ) é que a proximidade e presença de Jesus é infinitamente mais gratificante do que qualquer outro coisa...

Do que impressionar outras pessoas...
Do que obter dinheiro... ou economizá-lo mentindo, sonegando...
Ter alguma posição ou vantagem.
Impressionar os outros...

Portanto, a chave para parar de mentir é confiar totalmente na promessa de Jesus de que sua presença é totalmente satisfatória, e que dizer a verdade vai me trazer mais e mais da sua presença.

Então, por que mentir? O que isso diz a respeito de nós. Ou que não somos filhos de Deus, ou que não confiamos na promessa de Cristo. É porque não confiamos que a presença de Jesus é totalmente satisfatória – confiamos que o dinheiro, ou impressionar as pessoas, ou... é mais gratificante do que Sua presença.

Como se vence a mentira então?

É uma batalha da fé contra a incredulidade e descrença – é batalhar pela fé contra a incredulidade – não racionalize – é pura incredulidade. Até eu confiar que Cristo é meu tesouro totalmente satisfatório, vou flertar com o cinismo do mundo quanto a vencer a mentira, e vou refletir o mundo. O que se for verdade numa base contínua, acabará me mostrando que eu estou errado quando quem é meu pai.

Alguns passos devem ser tomados na batalha contra a tentação de mentir.

Você não pode vencer isso com armas naturais. Vá a Cristo e confesse seu pecado de não confiar nele como seu tesouro totalmente satisfatório. Diga-lhe o profundo arrependimento que está em seu coração. Olhe para a cruz como a única maneira de você ser perdoado – “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” -João 3.14,15 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” - 1 João 1.9.

Peça ao Pai para derramar o Seu Espírito...

Quando quero impressionar as pessoas mais do que desejo Cristo, isto mostra um grave problema no coração. Isso mostra que o pecado me cegou, me enganou, me tomou por presa.

Precisamos que... 

...o Espírito mude o coração – “Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” - Lucas 18.27.

...fortaleça a fé – “E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade” - Marcos 9.24.

...e nos ajude a sentir a glória toda satisfatória de Cristo – “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” - 2 Coríntios 4.6.

Defina e fixe o seu coração em Jesus como Ele é revelado na Palavra de Deus.

O que faz com que seu coração seja o oposto do coração do homem natural... em como pensa no dinheiro, em impressionar os outros, ter uma imagem, adquirir vantagens... Fixe o coração em Cristo como fixo é o coração do homem natural nestas coisas.

Como? Fixe todos os dias sua mente nas Escrituras e encontre nelas tudo o que mostre a majestade de Cristo, sua autoridade, compaixão, misericórdia, santidade... Onde as Escrituras descrevem Sua vida, morte, ressurreição, ascensão... Orando sobre as Escrituras... esta é a batalha contra a incredulidade – que é a raiz da mentira que deve ser mortificada... Ore pedindo ao Espírito que ilumine os olhos do coração para você sentir e saborear a glória de Cristo.

O trabalho diário do Espírito e nos levar a confiar em Jesus como tesouro totalmente satisfatória, onde nos deliciamos e o desejamos mais do que qualquer outra coisa. Tudo começa e termina com a vitória sobre a incredulidade... Tudo começa e termina com a confiança em Cristo.

Então confie nEle...

Como seu tesouro totalmente satisfatório: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo” - Mateus 13.44.

Para lhe dar ainda mais de sua proximidade e manifestação a medida que você está comprometido com a verdade: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” - João 14.21.

Para satisfazê-lo em Si mesmo (nEle), infinitamente mais do que você já sentiu prazer em impressionar os outros: “Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?” - João 5.44

Para cuidar de suas finanças: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” - Mateus 6.33.

Para ajudá-lo em nunca procrastinar nesta direção: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” -Filipenses 2.13.

Então, confiando em Suas promessas – diga a verdade, para de mentir:

“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo...”- Efésios 4.25.

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” - João 8.44.

Fonte: Josemar Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário