sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sofrimento e graça


Por Flávio Santos

A Primeira Epístola de Pedro faz parte, no Novo Testamento, das cartas gerais. As cartas gerais são assim conhecidas, pois não foram escritas para uma igreja específica, mas para todas as igrejas e aceita por elas como Escritura.

A carta foi endereçada aos discípulos peregrinos que estavam dispersos em vários lugares do Império Romano por causa da perseguição e do sofrimento. 1Pe 1.1

O propósito da carta era justamente fortalecer a fé dos que estavam em sofrimento decorrente da perseguição, por meio da graça. O encorajamento, nestes momentos, deveria vir da certeza que:

“O Deus te toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A Ele seja o domínio para todo o sempre. Amém”. 1Pe 5.10

Sofrimento e graça são fundamentais na vida dos discípulos de Jesus, pois formam as bases estruturais da sua espiritualidade. Sofrimento e graça são pedagógicos e ensinam lições preciosas para uma vida estruturada no Evangelho.

O sofrimento é uma graça que antecede a glória. O sofrimento pode assaltar o cristão em sua peregrinação, mas será manietado, preso e condenado à morte, quando o cristão for chamado à eterna glória do Deus de toda graça. O sofrimento é um instante comparado à eternidade. A dor do sofrimento presente é pouca perto do alívio da glória eterna.

Os sofrimentos do tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Rm 8.18

O sofrimento é uma graça que aperfeiçoa o cristão. Deus manda o sofrimento para nos dar o que está faltando, nos levando à perfeição. Se tivermos falhas, Deus envia o sofrimento para aperfeiçoar o nosso caráter. Se nos faltar a fé, Deus envia o sofrimento para gerá-la em nós. Se faltar oração, Deus envia o sofrimento para O buscarmos. Se faltar humildade, Deus manda o sofrimento para quebrar o orgulho.

Isto se torna ainda mais evidente quando entendemos o significado da Palavra aperfeiçoar no grego bíblico. Ela significa restaurar e remendar o que está quebrado. Neste sentido, o que nos falta para ser discípulos, Deus vai restaurar e aperfeiçoar.

O sofrimento é uma graça que firma e fortalece o cristão. Depois de enfrentarmos sofrimentos nos tornamos mais firmes e sólidos, aguentamos com firmeza os trancos da vida. A ideia é tornar duro como o granito. O sofrimento ao contrário do que muitos pensam, não é colocar para baixo, ao contrário, é colocar em pé, sobre bases de fundamento sólido.

O sofrimento é uma graça, pois vem de Deus, é dominado por Ele e exalta a Sua soberania para todo o sempre.

Assim, para os peregrinos do tempo presente, que estão experimentando a graça do sofrimento, há a certeza que – Ele mesmo – estará em todo o processo.

Apenas no Evangelho, que sofrimento e graça têm o nosso amém!

Fonte: NAPEC

2 comentários:

  1. A graça , que de graça alcançamos e por ela nada justificamos.
    Assim mesmo achamos que fazemos algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Servo.
      O salmista prgunta o que pode dar ao Senhor por todos os benefícios por ele alcançado, e ele mesmo responde, cumprirei os meus votos para com Ele.
      A única coisa que podemos fazer é louvar ao Senhor por ela, e, viver uma vida que o glorifique em nossas vidas.
      Que o Senhor nos ajude a glorificá-lo sempre.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir