sábado, 2 de janeiro de 2016

FELIZ ANO VELHO


Por Pr. Silas Figueira

Salmo 126 

1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.

3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.

4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Este salmo nos fala da saída do povo judeu da Babilônia após setenta anos de cativeiro. A alegria deles era contagiante pôs o Senhor se lembrou deles e por isso eles estavam vendo o cumprimento profético registrado no livro do profeta Jeremias (Jr 25.8-12, 29.10-14; Dn 9.24). Quando a Babilônia caiu pelas mãos dos Medos-Persas, e Ciro, o Persa, disse para o povo retornar a sua terra e reconstruir o templo, o coração deles transbordou de alegria. A expectativa deles era enorme em relação ao retorno a sua terra. Mas assim como eles ficaram felizes, a triste realidade que os esperava lhes trouxe muito desânimo também (v. 4). No entanto, eles entenderam também que com esforço e dedicação as coisas poderiam mudar, já que o Senhor era quem os estava levando de volta a sua terra (v. 5,6). 

Meditando neste Salmo eu me deparo com esta mesma realidade diante do Ano Novo que está começando. As expectativas de um ano melhor são enormes. O desejo de que as coisas sejam melhores que a do ano anterior é uma realidade no coração de todos nós, e isso independem de credo religioso. 

Mas você já reparou que muitas vezes nós analisamos os anos anteriores como melhores que o ano em estamos vivendo? Você já observou que muitas pessoas lembram com muito saudosismo os tempos de outrora, e dizem que “naquela época” que era bom? Que naquele tempo sim valeu a pena viver. E eu não estou falando dos idosos, estou falando de muitos adultos que se lembram de suas infâncias e das suas juventudes com muita saudade. Outros, falo sem medo de errar, vão dizer no final de 2016 que 2015 foi um ano maravilhoso e que esperam que 2017 seja melhor. E isso será sempre assim. 

Lendo este Salmo eu me deparei com uma realidade que não havia observado antes, o porquê que os anos anteriores foram bons. Eles foram bons, apesar das lutas, porque o vivemos e o novo ano é uma grande incógnita para todos nós. Observe este salmo e você se deparará com estas mesmas expectativas e essas mesmas realidades. 

Observe que o salmista se alegra com o retorno a sua terra, mas vê as dificuldades que os esperam. Ele vê a triste realidade à sua frente, mas se renova no Senhor, pois ele sabe que no Senhor o trabalho deles não será vão. Mas enquanto tivermos uma visão romantizada da vida e não a encararmos, nós vamos sempre achar que os anos anteriores é que foram os melhores. Mas eu quero te dizer que a vida é maravilhosa em todo tempo, pois como nos diz o Salmo 118.24: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. Parafraseando este Salmo podemos dizer que “Este é o ano que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. 

Desafios, lutas e dificuldades sempre estarão a nossa espera, mas também temos momento de bonança e alegrias; e também teremos momentos de tristezas, pois isso faz parte da vida, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. 

Leia Josué 1.1-9 e você verá o Senhor fortalecendo seu servo e o incentivando a levar o povo hebreu a tomar posse da nova terra. Mas para isso eles tinham que atravessar o Jordão. Lembre-se, sempre haverá um Jordão para atravessarmos. E sempre haverá gigantes a serem derrotados na nova terra, e porque não dizer, neste novo ano. 

O Salmo 126 nos fala de reconstrução. O livro de Josué de conquista. Ma seja reconstruir ou conquistar precisamos nos esforçar para alcançar esses objetivos. No entanto, sem o auxilio do Senhor todo esforço é vão; sem a bênção do Senhor as maiores conquistas de nada valerão. Em toda reconstrução e em toda conquista o nome do Senhor deve ser exaltado e glorificado. 

Por isso eu quero lhe convidar, não a viver um Feliz Ano Velho, mas um feliz Ano Novo na presença do Senhor. Um ano cheio de muitas realizações e grandes conquistas, para glória do Senhor. 

FELIZ 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário