sábado, 7 de maio de 2016

LIÇÕES ACERCA DO DISCIPULADO


Por Pr. Silas Figueira

Texto base: Lucas 9.51-62


INRTODUÇÃO

O conteúdo de Lucas 9.51 – 18.14 é exclusivo de Lucas, apesar de encontrarmos ensinamentos semelhantes em ocasiões distintas nos outros Evangelhos. Outro detalhe é que as palavras Samaria e samaritanos não ocorrem nem uma vez no Evangelho de Marcos, e que só aparece uma vez no Evangelho de Mateus (Mt 10.5). No entanto, Lucas e João nos mostram o Senhor Jesus nesta região ensinando e fazendo discípulos (Jo 4.39-42). 

Jesus está saindo da Galiléia passando pelo território samaritano (9.51) e indo em direção a Jerusalém (19.28), onde, por fim, seria crucificado. Este episódio é conhecido como a narrativa da viagem. Eugene H. Peterson diz que “Samaria é a região entre a Galiléia e Jerusalém na qual passamos a maior parte de nosso tempo entre um domingo e outro. Nenhum de nós é capaz de prever o que nos será dito ou nos acontecerá enquanto lá estivermos”. É nesta “semana” que tudo pode ocorrer, mas também é nesta “semana” que alcançamos crescimento espiritual e colocamos em prática a nossa fé. 

Foi no início desse trajeto que nós nos deparamos com quatro tipos de pessoas que estavam seguindo o Senhor Jesus. Nós temos os apóstolos João e Tiago que se revoltaram com a recusa dos samaritanos em não querer dar pousada ao Senhor e aos seus discípulos; nós temos o que se prontifica em seguir o Senhor para onde quer que Ele fosse, mas o Senhor lhe mostra o custo do discipulado; nós temos o que recebe um convite do próprio Senhor para ser um de seus discípulos, mas que se escusa do chamado, e, por fim, nós temos o que quer segui-Lo, mas primeiro quer se despedir dos seus parentes. 

Creio que esse texto nos dá quatro lições a respeito do discipulado. Vejamos: 

A PRIMEIRA LIÇÃO QUE O TEXTO NOS ENSINA É QUE NÃO DEVEMOS NOS REVOLTAR CONTRA QUEM REJEITA A JESUS (Lc 9.51-56).

Tiago e João não se conformaram com a atitude dos samaritanos, pois para eles aquilo foi uma afronta. Por causa disso, eles estavam dispostos a matar todos ali com fogo do Senhor (v. 54). Provavelmente eles estavam se lembrando do que o profeta Elias havia feito com os soldados enviados pelo rei Acazias filho de Acabe quando o mandou prender (2Rs 1.9-12). 

Muitas vezes este mesmo desejo entra no coração de muitos crentes quando estão evangelizando alguém, e essa pessoa recusa o convite ou ofende a Trindade Santa, ou fala mal da igreja de Cristo. A vontade de muitos crentes é exatamente esta, ainda que não admitam tal sentimento, é mandar fogo do céu sobre o indivíduo. Assim como Tiago e João, eles têm o desejo de ter o poder de mandar fogo do céu e provar que o Deus que eles servem manda fogo e consome os que não o recebem. Esse é o desejo, mas não é isso que o Senhor espera de nós. Aconteceu com Elias, mas ali foi um caso isolado, e ainda que gostaríamos de ter este “poder” dado por Deus, isso não ocorre hoje e nem é para ocorrer.

E isso não ocorre por algumas razões:

1º - Porque não sabemos lidar com o poder muitas vezes. Se houve um homem na Bíblia que soube lidar com poder este foi Elias. Ele não o usou para aparecer ou se beneficiar, mas o usou para glorificar o nome do Senhor. Hoje, falo sem medo de errar, muitas pessoas usariam esse poder para se autopromoverem. Por muito menos já fazem isso hoje, imagine com essa autoridade toda?

2º - Se algumas pessoas tivessem esse poder de fazer descer fogo do céu eliminariam não os que recusam a receber Jesus, mas matariam todos os que o aborrecessem. 

- Não fala assim comigo não se não eu te meto fogo – literalmente. 

Quantas pessoas você eliminaria se tivesse esse poder, já parou para pensar?  

3º - Muito em breve vai aparecer uma pessoa com esse poder e ele será o falso profeta (Ap 13.11-13), que irá promover o anticristo. Se você tem esse poder então já sabemos quem você é.

As pessoas que, a princípio, se recusam receber a Cristo como senhor de suas vidas são dignas de misericórdia e não de morte, pois mortas elas já estão, só não sabem disso. Já estão condenadas ao fogo eterno, por isso que elas não precisam de mais fogo vindo do céu. 

Veja o que o Senhor falou para esses dois apóstolos: “Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las” (v. 56). 

A SEGUNDA LIÇÃO QUE O TEXTO NOS ENSINA É QUE HÁ PESSOAS QUE QUEREM SEGUIR A JESUS, MAS QUEREM ALGUMA VANTAGEM (Lc 9.57,58).

Jesus deixou bem claro para essa pessoa que estava disposta a segui-Lo que não há vantagens materiais em quem O segue, embora, esta não tem sido a mensagem que se anda pregando em muitos púlpitos por aí. 

A mensagem que se houve hoje é de cura, libertação, prosperidade. Essas três coisas andam juntas em muitas igrejas. E há um número gigantesco de pessoas que se deixam levar por essa mensagem. 

Quem as prega são líderes fraudulentos e quem se interessa por ela, são pessoas gananciosas, interesseiras e egoístas. São pessoas iguais aos seus líderes. Gente que vê no Evangelho um meio de fazer o céu aqui na terra. Gente que quer se dar bem diante dos homens. Gente que quer ser melhor que as outras. Gente que vê Deus como um gênio da lâmpada, mas não o querem como Senhor de suas vidas. 

Essas pessoas são mesquinhas, arrogantes e, acima de tudo, estão perdidas, pois elas não ouvem o Evangelho da salvação, mas outro evangelho. Seus líderes não pregam a sã doutrina, pelo contrário, são seus inimigos. 

Como já nos havia alertado Paulo em sua segunda carta a Timóteo:

“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas” (2Tm 4.1-4). 

Esse tempo chegou e temos visto isso por aí todos os dias. Infelizmente!

O apóstolo Paulo nos alerta que as pessoas vão se juntar para ouvir pregadores que pregam o que elas querem ouvir. Elas preferem pregadores da conveniência. Elas não querem a verdade, mas aquilo que lhes fale ao coração e que não as ofenda. Por isso que nessas igrejas não se fala em pecado, salvação, senhorio de Cristo. Fala de casa na praia, carro zero, conta bancária rechonchuda, saúde e alegria, mas a salvação da alma, ah! essa continua perdida. 

A TERCEIRA LIÇÃO QUE O TEXTO NOS ENSINA É QUE HÁ PESSOAS QUE QUEREM SEGUIR A JESUS, MAS NÃO QUEREM OFENDER OS DE SUA CASA (Lc 9.59,60).

Este outro pede a Jesus para sepultar seu pai primeiro, em outras palavras, ele estava dizendo que seguiria o Senhor depois que o seu pai morresse. Pois um judeu tinha que cuidar dos pais até que eles morressem. Por isso que o Senhor lhe disse para deixar os mortos sepultarem seus mortos, mas era para ele ir e pregar o Reino de Deus.

Isso não é diferente hoje. Quantas pessoas estão presas a herança religiosa de família. Pessoas que têm medo de ofender os seus familiares deixando a sua antiga religião para se tornar um cristão (protestante). Gente que questiona “o que vão pensar de mim”, “minha família irá me abandonar”. Sinto lhe informar, mas é bem provável que isso aconteça. Aliás, isso tem acontecido com muitas pessoas em todo o mundo. 

Mas não existe só a herança religiosa, existe também a herança cultural. A herança cultural ou social ajuda a moldar o comportamento, moral e ético, de cada sociedade, levando em consideração os padrões vigentes em determinado período histórico, as condições econômicas e educacionais daquela população.

Quando você recebe a Cristo há uma mudança em todos os sentidos na vida do novo convertido. Se houver realmente uma conversão há mudanças radicais que entrará em choque em muitas culturas, pois há uma mudança comportamental, moral e ética, com isso o novo convertido ficará totalmente deslocado na companhia dos velhos amigos. E esse velhos amigos irão questionar o porquê dessa mudança. Alguns não suportarão tanta pressão e acabarão sucumbindo a ela (Mt 13.20-22). 

Por isso que Jesus dá dois conselhos para essa pessoa que queria segui-Lo:

1º - Deixa os mortos sepultar os seus mortos – as exigências do reino são mais importantes que esse tipo de cuidado. Não estou dizendo com isso que devemos abandonar pai e mãe, estou dizendo que o Reino de Deus vem em primeiro lugar. O próprio Senhor Jesus disse que aquele que ama pai ou mãe mais do que a Ele não digno dEle (Mt 10.34-37). Jesus não veio trazer união com o mundo, mas divisão. 

2º - Tu, porém, vai e prega o Reino de Deus – devemos voltar as nossas origens para pregar o Reino de Deus e não para nos mantermos juntos a ele. 

Entenda uma coisa: todo remédio tem seus efeitos colaterais. Pode ser o mais simples. O remédio que o Senhor nós dá também. O remédio que o Senhor nos dá é a nossa salvação, e ela têm seus efeitos colaterais e são muito grandes. Um deles é o rompimento com o mundo. É impossível sermos cristão e vivermos como se não fôssemos; é o que nós chamamos de testemunho. O outro é a mudança de hábitos da vida passada. Leia o que o apóstolo Paulo nos fala em Cl 3.1-16. Essa é a grande questão. 

No entanto, o que mais vemos por aí é gente que se diz crente em Jesus, mas que não parece em nada com um cristão. 

A TERCEIRA LIÇÃO QUE O TEXTO NOS ENSINA É QUE HÁ PESSOAS QUE QUEREM SEGUIR A JESUS, MAS TEM SAUDADES DO MUNDO (Lc 9.61,62).

Despedir dos de casa, esse foi o pedido do outro indivíduo. Quanta gente com saudade de casa. Quanta gente com saudade da comidinha da mamãe. Se fosse isso estava bom, mas a coisa é muito mais séria. Leia o versículo 62 e você entenderá o que o Senhor está dizendo: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.

Tem gente que ao invés de olhar para frente vive olhando para trás, para o retrovisor. Tem saudades do mundo. Por isso que eu não gosto de testemunho; o camarada gasta cinquenta e cinco minutos contando o que o diabo fez com ele, o que fez e o que deixou de fazer e quando estão faltado cinco minutos para encerrar o testemunho diz que Jesus entrou em sua vida e tudo mudou. Conta cada caso com tanto gosto que a impressão que temos que o cidadão está com muita saudade daquela época.

Crente com saudade do pecado não é convertido, pois quem um dia teve um encontro real com Cristo abomina o seu passado de pecado. 

Tem muita gente em nossas igrejas que são como o populacho que saiu com os judeus do Egito, vive com saudade dos melões, dos alhos e das cebolas que lá havia (Nm 11.4,5). 

Isso me lembra da história que ouvi. Um camarada estava dando testemunho numa igreja e começou contanto das suas peripécias antes de se converter. Num determinado momento ele se empolgou e começou a dizer que antes de se converter colocava várias mulheres em seu carro e ia para o motel e era uma farra a noite toda... Só que ele começou a se entristecer e disse: “Que saudade que eu tenho daquela época”. Alguém então grita: “Vá se converter infeliz!”. 

Faça como disse Paulo em 1Co 9.27: “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

CONCLUSÃO

Ser cristão é mais que ser uma pessoa salva, é testemunhar a todos que Jesus Cristo mudou o nosso viver. É olhar para aquelas pessoas que rejeitam a Cristo com olhar de misericórdia e pedir que o Senhor lhes dê mais uma chance. É seguir ao Senhor pelo o que Ele é e não pelo o que Ele pode dar ou fazer. É romper com o mundo, mas retornando a ele para anunciar o Reino de Deus e a Sua salvação. É ter vergonha dos pecados passados e não viver com saudade dele. 

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário