terça-feira, 4 de outubro de 2016

A cruz de Cristo e missões

Resultado de imagem para a cruz de cristo e missoes
Por Pr. Mauro Rehder

INTRODUÇÃO

Texto Base: Isaías 53:1-12 

O que a cruz de Cristo tem a ver com missões, o que esse texto que anuncia a morte do filho de Deus tem a ver com a evangelização do mundo? A relação está no fato de que a obra de missões está fundamentada no amor de Deus pelo mundo.

Jo 3:16 - O amor de Deus é manifestado ao mundo pelo fato de ter Cristo morrido na cruz para redimir o seu povo que está espalhado e disperso no mundo, veja também Ap 5.9.

Por isso fazemos missões, porque Jesus morreu para reunir em um só corpo os filhos de Deus que andam dispersos pelo mundo (Jo 11.49-52).

E é isso que vemos isso acontecendo na história da igreja, desde a igreja primitiva até dias de hoje. Deus salvando pecadores e concedendo vida eterna (At 13.48)

Deus tem um povo que é dele e está trabalhando a fim de salvá-lo dos seus pecados. Mt 1.21.

Isaías profetizou exatamente isso, que Jesus seria ferido na cruz pela transgressão do povo de Deus (v. 8).

Deus em sua palavra, especificamente nesse texto de Isaías, não está anunciando coisas que podem acontecer mas coisas que vão acontecer a respeito da morte do seu Filho, para redimir o seu povo dos seus pecados.

Esse é um texto profético. Isaías profetiza e escreve detalhadamente aquilo que aconteceria 700 anos mais tarde. E tudo aconteceu conforme estava escrito. Deus não precisou consultar o futuro para ver o que os homens iriam fazer com o seu filho para então revelar essas coisas a Isaías. Pelo contrário, tudo o que aconteceu a Jesus acerca da sua traição, crucificação e morte foi para que se cumprisse a escritura.

Jesus não foi assassinado por que homens maus decidiram matar o filho e Deus. Não, Jesus foi entregue pelo desígnio e presciência de Deus (At 2.23).

At 4:27-28 - Deus não foi pego de surpresa mas antes fundação mundo já havia determinado resgatar o seu povo pelo sangue do seu filho derramado na cruz. A mensagem da cruz era a essência da pregação do apóstolo Paulo, o maior missionário que esse mundo conheceu.

1 Coríntios: 2.2: "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado".

Nesse texto Isaías descreve com exatidão o que aconteceu ao servo sofredor para que homens e mulheres fossem resgatados e redimidos dos seus pecados.

Nesse texto está a essência do evangelho. Vejamos o que Cristo realizou naquela cruz.

1) Ele foi desprezado e rejeitado. v. 2,3

Não tinha beleza nem formosura - Não significa ausência de beleza, mas Isaías está detalhando o rosto desfigurado messias, pelo sofrimento - Is 52.14

Desprezado pelo seu próprio povo - Jo 1.11.

Rejeitado - Jo 12:37-40

2) Ele levou sobre si nossas dores e enfermidades. v. 4

Jesus experimenta em seu corpo toda a fraqueza e fragilidade humana ao ponto de suar sangue pois sua alma se angustiou até a morte.

Ele derramou a sua alma na morte. v. 12. Ele experimentou todo o sofrimento que o pecado pode causar a um homem até o mais alto grau e sofreu até entregar seu espírito a Deus.


3) Ele sofreu o castigo e a ira de Deus devido ao pecado. 
v.5;10

A punição pelo pecado do povo Deus, foi dada a ele. Ele foi afligido, ferido e oprimido até a morte. Ele foi castigado, traspassado, cortado, moído, Deus o fez enfermar. Como inocente ele sofreu cruciante dor.

Getsêmani: Pai se possível passa de mim este cálice. Jesus não estava com medo dos cravos, dos espinhos da coroa, das bofetadas, não estava com medo da lança que lhe furou o lado.

Nenhuma dessas coisas era o cálice a que Jesus se referia, Jesus o filho do homem estava com medo do cálice da ira de Deus que seria derramado sobre ele - v. 5 e 10.

Jesus suportou tudo sem abrir a boca, como um cordeiro foi levado ao matadouro e como ovelha muda perante os seus tosquiadores.

4) Ele reconciliou pecadores com Deus. v.5

2 Co 5.18 / Rm 5.10 - Fomos reconciliados, não há mais Inimizade. Com o seu sacrifício Jesus mudou a disposição de Deus em relação a nós.

O castigo removeu a ira de Deus que era contra nós.

1 Tessalonicenses: 1.10: "e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura".

Na cruz Jesus nos salvou ira de Deus a fim de nos aproximar dele.

1 Pedro: 3.18: "Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus".

5) Ele carregou em seu corpo o pecado de todos nós. v.6;12b

1 Pe 2:24-25 - Cristo é mais que um exemplo, ele fez em nosso lugar aquilo que não podíamos fazer. Ele sofreu a maldição do pecado recebendo punição e o castigo exigidos por Deus.

Gálatas: 3.13: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro".

6) Ele foi humilhado. v.7

Foi escarnecido, zombado, fizeram pouco caso dele. Rei dos judeus, salva-te a ti mesmo.

7) Ele foi condenado injustamente. v.8

Sem culpa alguma da parte Jesus a multidão eufórica insistia aos gritos: crucifica, crucifica.

Lc 23:4;14-15 - Deus providenciou que Jesus fosse julgado e sentenciado pela justiça romana, que era a representação máxima de inteligência jurídica e do poder judicial do mundo daquela época, a fim de que fosse provada a sua inocência.

Para que assim ficasse claro a todas as pessoas que ele não estava sendo condenado por nenhum crime cometido por ele, mas sim pelos pecados cometidos pelo povo de Deus. v. 8

8) Ele foi morreu sacrificialmente pelos pecados do povo de Deus. v.8

v. 8 - Foi cortado da terra dos viventes (morreu); por causa transgressão do meu povo foi ele ferido.

A morte de Jesus foi vicária, substitutiva. O bom pastor morreu no lugar das suas ovelhas e concedeu a elas vida eterna - Jo 10.11;15;27-28

9) Ele se ofereceu voluntariamente a Deus como oferta pelo pecado. v.10

Jo 10.17,18 - "Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai".

10) Ele justificou muitos pecadores. v.11

O que significa dizer que na cruz Jesus justificou pecadores?

A Justificação é um ato jurídico no qual, mediante a morte penal de Jesus cumprindo a pena imposta como punição pelo pecado, Deus nos declara justos. Deus pune o pecado e o pecador na pessoa do seu filho. A punição que a lei exige foi aplicada em Jesus, que pagou o preço pelos nossos pecados com o seu sangue, portanto não estamos mais há débito com Deus.

Aos olhos de Deus agora somos justos. Mas como Deus fez isso?

2 Co 5.21 - Deus atribui nossos pecados à Cristo e atribui à nós a justiça de Cristo.

2 Co 5.19 - Não atribuindo aos homens os pecados deles mas atribuindo a Cristo. E então nos declara justos.

Somente após nossa justificação é que somos reconciliados com Deus (Rm 5:1).

11) Ele foi vitorioso na cruz. v.10-12

Foi vitorioso pois obteve êxito e conquistou a liberdade do seu povo. Na cruz ele vislumbra o fruto da sua obra redentora. Tudo isso que estamos vendo Jesus adquiriu na cruz em favor do povo de Deus. O ensinamento central da morte de Jesus na cruz é que ele fez a expiação pelos pecados do povo de Deus. Mas o que significa isso?

O que é expiação? Expiar significa perdoar, remover, cobrir pecados.

No AT, por causa dos pecados do povo de Deus, todo dia o sacerdote precisava fazer o sacrifício de um animal.

Eles escolhiam um animal, colocavam as mãos sobre a cabeça dele simbolizando que a culpa pelos pecados estavam sendo lançadas sobre ele e então sacrificavam o animal como oferta a Deus pelo pecado, então Deus concedida o perdão ao seu povo.

O pecado deles havia sido expiado, havia sido removido, mediante o derramamento do sangue daquele animal. Jesus é esse cordeiro perfeito que levou sobre si os nossos pecados.

Propiciar significa tornar propício. Jesus pelo seu sacrifício remove a nossa culpa pelo pecado e por isso, Deus se torna propício, favorável e benigno para com o seu povo - 1 Jo 2.2 / 1 Jo 4.10.

O sacrifício substitutivo de Jesus na cruz é a essência evangelho. Rm 3.23-26

Rm 4.7-8 - "Por isso Deus nos considera justos pois ele não leva em conta os nossos pecados".

Deus é justo e o sacrifício do seu filho na cruz revela a punição divina imposta contra o pecado e contra o pecador. Jesus sofre punição pelos pecados e sofre no lugar de pecadores. Isso não significa que Deus é cruel mas que ele é justo. A sua misericórdia não anula a sua justiça e a justiça não anula a sua misericórdia, dessa forma ele pode ser justo ao punir o pecado e ao mesmo tempo ser justificador daqueles que crêem.

Deus sentenciou seu Filho à morte a fim de cumprir e executar a pena exigida pelo pecado do homem e ao mesmo tempo mostrar misericórdia ao seu povo os justificando dos seus pecados na morte de seu Filho. Um Deus justo nunca trata o culpado por inocente por isso Jesus sofreu como homem afim de que um representante da raça humana sofresse a punição devida para que então a justiça de Deus fosse feita, para que ela fosse satisfeita.

Na cruz Deus vindica a sua justiça. O que é vindicar? É reclamar, exigir algo a que se tem direito é protestar. E é isso que Deus faz, por meio da cruz, Deus está defendendo e afirmando a sua santidade e justiça, impondo a pena devida ao pecado cometido pelo seu povo.

De sorte que com a morte de Jesus todas as justas exigências divinas devido ao pecado foram de uma vez por todas satisfeitas. O preço foi pago. Dessa forma Deus resgatou o seu povo mediante o sangue do seu filho.

1 Pe 1.18-20 - É fundamental e de externa necessidade termos um entendimento correto acerca da morte de Jesus a fim de que esse entendimento dirija a nossa missão e o nosso evangelismo. Por isso a cruz e missões não se separam. A cruz como símbolo da salvação e missões como o chamado de todo aquele que foi salvo por ela.

Michael Green, teólogo na área de missões diz: A maioria dos teólogos não gosta de evangelismo e a maioria das pessoas que gosta de evangelizar não gosta de teologia.

Entretanto, teologia e evangelismo estão intimamente ligados. A teologia, o estudo sério das escrituras te leva à uma vida piedade, de boas obras, de missões e evangelismo. Não dá para separar teologia e prática. A teologia bíblica produz atitudes práticas na vida da igreja especialmente na área de missões e evangelismo. Se você vai ao mundo anunciar alguma coisa você tem que ter alguma coisa para anunciar. Que mensagem você vai levar? O que você vai pregar?

Fazer missões não é fazer ação social, teatro, EBF, não é distribuir doces, hoje em dia essas coisas são usadas por alguns como um meio para se aproximarem das pessoas a fim de compartilhar o evangelho. Toda atividade evangelística deve estar fundamentada em conceitos teológicos profundos caso contrário não passa de ativismo, entretenimento e caridade. Sem doutrina, sem teologia é melhor não fazer missões caso contrário o estrago será grande.

Paul Washer: Missões não é enviar missionários ao campo, missões é enviar a verdade do evangelho ao campo missionário, através de pessoas preparadas para falar acerca de Deus.

E podemos ter certeza de que nenhum daqueles que pertence a Deus deixarão de ser salvos, nenhum deles se perderá pois:

João: 6.39: "Essa é a vontade daquele que me enviou: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia".

Que Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário