quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Quando falta disciplina na família


Por Rev. Hernandes Dias Lopes

Não existe curso de doutorado em paternidade. Grandes homens fracassaram rotundamente nesse sublime, mas árduo ministério. Um clássico exemplo dessa realidade é o sacerdote Eli. Diz a Escritura que seus filhos eram filhos de Belial e não se importavam com o Senhor (1Sm 2.12). Eli foi juiz e sacerdote de Israel por quarenta anos. Era um homem de Deus, que tinha discernimento das coisas espirituais. Em seu longo ministério, certamente cuidou de milhares de famílias e aconselhou muitos filhos a honrarem seus pais e a obedecerem a Deus. Porém, Eli deixou de disciplinar seus próprios filhos.

Hofni e Finéas, cresceram dentro da casa de Deus. Desde cedo se acostumaram com o culto divino e com as ofertas trazidas pelo povo. A casa deles estava encharcada da presença do sagrado. Entretanto, esses jovens prevaricaram e tornaram-se culpáveis diante de Deus. Viveram em excessos. Tornaram-se adúlteros, blasfemos e insolentes. Perderam completamente o temor de Deus. Corromperam o sacerdócio. Profanaram a casa de Deus. Mancharam suas vestes. Tornaram-se falsos pastores.

O povo todo via os escândalos promovidos por Hofni e Finéas, que embora casados, eram infiéis a Deus, ao cônjuge e ao povo. Os comentários deprimentes acerca do mau exemplo dos filhos de Eli chegavam a ele, mas este amava mais a seus filhos do que a Deus e não os disciplinava com o rigor necessário. Eli foi alertado várias vezes, mas não teve fibra para corrigir seus filhos. Finalmente, Deus usou o jovem Samuel para comunicar a sentença de morte à casa de Eli. Nem assim, ele reagiu. Ao contrário, aceitou passivamente a decretação da derrota em sua casa.

Eli tornou-se um pai complacente, bonachão e conivente com o pecado de seus filhos. Por causa do pecado deles, mais de trinta mil pessoas foram mortas no campo de batalha, a arca da aliança, símbolo da presença de Deus, foi roubada e eles foram mortos. O próprio Eli morreu ao saber das más notícias. Também morreu sua nora, a mulher de Hofni, ao dar à luz a Icabode, uma evidência de que a glória de Deus havia se apartado deles.

A família do sacerdote Eli é um alerta para nós. O amor responsável disciplina e estabelece limites. Não ama suficientemente os filhos, os pais que os poupam de confronto firme e de disciplina amorosa. Os pais ensinam os filhos com exemplo, admoestam os filhos com a palavra de Deus e os disciplinam com temor e reverência. Se você pai, ama seus filhos, ouse discipliná-los. É melhor ver os filhos chorando agora, do que sofrendo as consequências de seus pecados por toda a eternidade. É melhor o desconforto do confronto sincero do que o aparente conforto da omissão covarde. Que Deus nos ajude a termos famílias piedosas. Que a nossa maior alegria seja ver os nossos filhos andando na verdade!

2 comentários:

  1. Graça e paz Pr. Silas
    muito forte a história de Eli e com certeza não é um exemplo a ser seguido!
    Davi também foi um homem segundo o coração de Deus e reinava sobre Israel porém não governava sua casa era um péssimo pai.
    Mas como fazer quando os filhos já são maior de idade e corrigi-los já não é o bastante pois fazem o que bem querem de suas vidas. Depois que crescem e decidem sair do caminho fica muito difícil fazer algo além do fundamental que é orar pela vida deles!

    Boa noite querido...

    http://filhosdofogoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Andreia.
      Nós vemos essa mesma história se repetindo na vida dos filhos de Samuel (1Sm 8.1-4). Há coisas que realmente eu não consigo entender; por exemplo, muitas vezes os pais são zelosos na criação de seus filhos e no entanto, estes se afastam da igreja quando entram na adolescência. E, infelizmente, não voltam. Não quero dizer com isso que desacredito da Palavra que nos instrui a corrigir e educar os nossos filhos no Caminho do Senhor, mas tenho visto muitos filhos, inclusive de pastores, longe dos caminhos do Senhor.
      Esse tem sido um quadro muito triste; talvez o erro esteja na nossa geração que não soube educar de forma correta, achando que estava fazendo o bem estava causando grandes males. De uma coisa eu sei, a coisa está cada vez pior. Hoje temos visto uma geração sem respeito aos pais, sem compromisso com Deus e pior, uma geração que tem blasfemado o nome do Senhor. Jovens criados na igreja, mas que parecem que nunca passaram por ela e que nunca receberam nenhuma doutrina em casa.
      Só Deus para nos orientar e salvar essa geração.
      Que o Senhor nos ajude.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir