quarta-feira, 26 de abril de 2017

E se teu cônjuge não atende aos teus desejos?


Por Josemar Bessa 

Vivemos numa cultura totalmente e extremamente auto-orientada. Todos nós somos bombardeados de maneira contínua pela mesma mensagem com várias formas diferentes, de que o que precisamos é de uma maior autoestima. Naturalmente começamos a pensar, preciso fazer isso por mim mesmo, preciso ser validado, preciso me sentir bem comigo mesmo, preciso pensar mais nos meus desejos...

Naturalmente, quando as pessoas casam, elas levam isso para o seus casamentos. Podemos então pensar que precisar de uma série de coisas de nosso cônjuge. O problema, é que na realidade, tomamos nossos desejos, que muitas vezes podem não estar errados, e o elevamos ao nível de NECESSIDADE. “Eu quero”, rapidamente se torna, “Eu não vou ser feliz a menos que eu...”

Naturalmente, numa vida a dois, há lugar para falar com nosso esposo (a) sobre nossos desejos. Há coisas que esposas e maridos devem fazer uns pelos outros. Devemos servir um ao outro. Devemos abençoar um ao outros. Cada um deve suportar a sua parte da carga de cuidar de um lar...

Mas tenha sempre cuidado com os desejos. E se teu cônjuge não atende aos teus desejos?

Devemos perguntar primeiro: Quanto verdadeiros cristãos realmente precisam de seus esposos e esposas? Gostaria de apresentar o que você não precisa do seu cônjuge.

Para te completar,
Para te servir,
Para te fazer se sentir bem consigo mesmo,
Para satisfazer todas as tuas expectativas,
Para te satisfazer...

É realmente maravilhoso se você tem um esposo ou esposa que cuida de você, ser e abençoa voe... Mas lembre-se, em última análise, nenhum ser humano pode satisfazer todas as necessidades de outro ser humano. NENHUM ser humano pode satisfazer outro ser humano. Simplesmente não vai acontecer... Somente Deus pode satisfazer todas as nossas necessidade e nos satisfazer verdadeiramente... só Ele é uma fonte que você bebe e nunca mais tem sede.

Fizemos votos diante de Deus de amarmos nosso cônjuge no melhor ou no pior... na fartura ou na escassez... nos bons e maus momentos... O que você vai fazer se o teu cônjuge ficar ferido ou doente e for completamente incapaz de fazer qualquer coisa por você? É preciso um poder sobrenatural para ser paciente. Essa é a razão porque Paulo parece até mesmo estar exagerando na forma como ora por nossa paciência:

Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e paciência; com alegria (Cl 1.11).

B. B. Warfield (1851-1921), por exemplo - Benjamin B. Warfield foi um renomado e mundialmente conhecido teólogo que ensinou no Seminário de Princeton por quase 34 anos, até sua morte em 16 de fevereiro de 1921. Muitos conhecem seus famosos livros, como A Inspiração e Autoridade da Bíblia. Mas o que muitas pessoas não sabem é que, em 1876, com a idade de 25 anos, ele casou-se com Annie Kinkead e viajaram para a Alemanha, em lua de mel. Durante uma violenta tempestade Annie foi atingida por um raio e ficou permanentemente paralisada. Após cuidar dela por 39 anos, Warfield sepultou-a em 1915. Em função das grandes necessidades de sua esposa, ele raramente se ausentava de casa por mais de 2 horas, durante todos os anos de seu casamento. Ele morreu 6 anos ( 1921 ) depois de sua esposa, sem ter se casado de novo. (Great Leaders of the Christian Church, 344.) – é isso que é solidez no casamento – e ela é possível quando Deus é Deus de fato, e não por exemplo, quando o sexo toma esse lugar.

Se colocamos a confiança em qualquer outra coisa para garantir algo, já estamos andando em areia movediça e sem alicerces que fazem o homem ter o único Deus verdadeiro como o sustentador de sua vida, prazer e felicidade. Quando fazemos assim – temos então feito, como diz Paulo do “ventre o nosso deus” – Paulo está dizendo que nossas vidas estão maculadas pela cobiça – o desejo por coisas boas ou más – que controlam e dão significado as nossas vidas. Desejos esses que claramente mostram a nossa não satisfação em Deus como o todo necessário para a plenitude da vida, gozo e felicidade.

E isso sempre está presente quando eu digo – “sem isso a minha vida não será plena e completa” – Se uma vida está presa a essa cadeia – não pode viver uma vida que de fato honra Deus e faz dele o seu único Deus. Deus é Deus quando só ele é indispensável e tudo mais se nos faltar, não quebrará a razão da vida plena em nós.

Do que você tem dependido como apoio na vida? Deus está falando como você – “Não terás outros deuses diante de mim”.

Então o que você realmente precisa?

Você precisa…
Amar o seu cônjuge. Maridos, por exemplo - Deus ordena que você ame a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e deu a vida por ela. Os crentes são todos chamados a amar uns aos outros e olhar para os interesses dos outros. Não somos chamados para nos certificarmos de que os outros estão nos servindo e olhando para os nossos interesses.

Você precisa…
Ser um servo. Em vez de pensar em quanto seu cônjuge está lhe servindo, determine ser o maior servo da casa. E servir como ao Senhor, sabendo que ele vai recompensá-lo.

Você precisa ...
Ser paciente e sofrer...
Para perdoar,
Para pedir perdão,
Para orar...

Você precisa de graça.

E você também precisa...
Ter baixas expectativas. Sim, há coisas que os maridos e esposas devem fazer uns pelos outros. A maioria de nós os faz muito imperfeitamente. Se você tiver grandes expectativas, então você vai ser constantemente decepcionado e frustrado.

Você precisa…
Esperar que seu cônjuge tenha muitas fraquezas e falhas.

Você precisa…
Esperar que seu cônjuge demore a mudar. Mesmo os crentes que buscam Deus de todo o coração mudam lentamente. A santificação é um processo longo. O caráter não muda durante a noite.

Se você está frustrado, examine o que é que você não está recebendo. Você tomou um desejo, talvez um legítimo, e elevou-o ao status de uma necessidade? Você está procurando um ser humano para satisfazê-lo ou você está procurando estar satisfeito em Cristo?

Fonte: Josemar Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário